A Caminho da Luz

domingo, 7 de abril de 2013

AS CURAS ESPIRITUAIS






AS CURAS ESPIRITUAIS

Wilson Garcia


“Após o aparecimento do Espiritismo, o tratamento das doenças espirituais tiveram um avanço considerável, embora se reconheça que nem todas as doenças possam ser curadas. A verdade é que a Doutrina posicionou a questão de forma simples e esclarecedora, oferecendo conhecimentos até então ignorados, o que possibilitou a qualquer pessoa utilizar-se dos métodos por ela preconizados e obter resultados positivos.

A maioria absoluta dos tratamentos espirituais está relacionada com aquilo que nós convencionamos chamar de "a chave do Espiritismo". O passe, puro e simples, os tratamentos mais complexos e até mesmo aqueles que passam pelo uso de instrumentos cirúrgicos, popularizados com Arigó, no Brasil, todos têm como elementos básicos o pensamento, os fluidos e os espíritos.

Assim como a medicina moderna reconhece na base das doenças fatores de ordem psíquica, o Espiritismo explica que os males têm relacionamento com o espírito encarnado, ora apontando para deficiências perispirituais, ora esclarecendo que o indivíduo só pode obter resultados definitivos quando reconhece em si mesmo a base dos problemas, contribui com suas ações para a melhoria do seu estado, coloca a vontade como elemento poderoso e alia a isto os elementos intermediários, aqueles que servem de ponte entre os espíritos, os fluidos e o doente.”

O artigo prossegue com os seguintes capítulos:

Adiantando informações sobre o passe
O pensamento, a energia e os Espíritos
A chave do Espiritismo
A Chave e a Cura Espiritual
Os métodos de cura
A Prece
Receituário mediúnico
Operações Espirituais
Tratamento a distância
A desobsessão e a cura


A ampla bibliografia inclui:

Obras de Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, A Gênese, A Obsessão. 
Obras do autor: Médicos-médiuns e O Centro Espírita 
Obras de André Luiz: Desobsessão, Os Mensageiros, Evolução em Dois Mundos, Missionários da Luz, Conduta Espírita, Nos Domínios da Mediunidade. 
Obras de Emmanuel: Vida e Sexo, O Consolador, Pensamento e Vida. 
Obras de Herculano Pires: O Centro Espírita, Mediunidade, Vampirismo 
Obra de Nazareno Tourinho: Edson Queiroz, o novo Arigó dos Espíritos 
Obra de Celso Martins: A Obsessão e o seu Tratamento Espírita 
Obra de Urbano Pereira: Operações Espirituais 
Obra de Moacyr Petrone: Assistência Espiritual 
Obras de Edgard Armond: Passes e Curas Espirituais, Mediunidade, Curas Espirituais, Trabalhos práticos de Espiritismo 
Obra de Manso Vieira e Godoy Paiva: Manual do Dirigente das Sessões Espíritas 
Obra de Aurélio A. Valente: Sessões Práticas e Doutrinárias do Espiritismo 
Obra de Stephanie Matthews Simonton: A Família e a Cura 
Obra de Louise L. Hay: Cure seu corpo 
Obra de Barbara Bowers: Qual é a cor de sua aura?

MEDIUNIDADE DE CURA   

INTRODUÇÃO   

Aquilo que está realmente acontecendo neste mundo é bem diferente do que parece estar ocorrendo, tal como se expressa nas manchetes dos jornais ou em textos convencionais.

E o que na realidade está ocorrendo é uma ansiosa busca de espiritualidade. Quer aprovem todas as pessoas ou não aprovem, estamos hoje em meio a um processo de transição para uma nova era, aquilo que muitos estudiosos chamam de "despertar espiritual".

Este encontro do Homem contemporâneo com o pensamento metafísico têm-se acompanhado de uma insistente busca da Medicina alternativa. Aculpuntura, Medicina Antroposófica, Bioenergética e principalmente, as terapias ditas espirituais. Milhares e milhares de pessoas decepcionadas com a Medicina Convencional têm buscado nos Centros Espíritas, ou em outras correntes religiosas, o restabelecimento de sua saúde.

Daí a importância do estudo das diversas modalidades terapêuticas oferecidas pela Casa Espírita.

MODALIDADES DE TERAPIA ESPIRITUAL

a) Fluidoterapia Convencional: trata-se do Passe Magnético, da água fluidificada e da irradiação a distância. São modalidades terapêuticas onde se trabalha com fluidos curadores, encontradas em quase todos os centros espíritas;

b) Assistência Através de Médiuns Receitistas: o médium receitista, segundo Allan Kardec (que os denominava também de médiuns medicinais), são aqueles cuja especialidade é a de servirem mais facilmente aos Espíritos que fazem prescrições médicas. Lembra o codificador que não se deve confundi-los com os médiuns curadores, porque nada mais fazem do que transmitir o pensamento do Espírito e não exercem, por si mesmos, nenhuma influência. Benfeitores espirituais dotados de conhecimentos sobre Medicina, que ditam através do médium (geralmente por psicografia) os medicamentos e as orientações que deve seguir para o seu restabelecimento. A maioria deles trabalha com Mecidina Homeopática, lançando mão também de chás, ervas e drogas ditas naturais;

c) Assistência Espiritual Direta: consiste na atuação terapêutica dos Espíritos sem a participação direta de médiuns. Talvez seja a mais comum das modalidades terapêuticas espíritas, onde os Benfeitores estarão mobilizando recursos fluídicos específicos em benefício dos necessitados sem que eles, muitas vezes, percebam. Esta modalidade pode desenrolar-se nos centros espíritas ou mesmo nas residências dos enfermos. Em determinadas situações o doente é levado em corpo espiritual a certos hospitais do mundo extra-físico e lá são submetidos a complexos processos de reparação perispiritual;

d) Operações Espirituais: essa modalidade terapêutica caracteriza-se pela atuação de Espíritos desencarnados incorporados e médiuns específicos. No Brasil, ganhou muito destaque a partir dos médiuns José Arigó e Edson Queirós. Utilizando-se das mãos do médium ou de instrumentos cirúrgicos, os cirurgiões desencarnados mobilizam recursos fluídicos diretamente junto ao corpo físico e espiritual do doente.
Interrogado quanto à utilização desses instrumentos cirúrgicos neste tipo de assistência espiritual, o expositor Divaldo Franco assim se expressou:

"Na minha forma de ver, trata-se de ignorância do Espírito Comunicante, que deve ser esclarecido devidamente, e de presunção do médium, que deve ter alguma frustração e, se realiza desta forma, ou de uma exibição, ou ainda para gerar melhor aceitação do consulente, que condicionado pela aparência, fica mais receptivo. Já que os Espíritos se podem utilizar dos médiuns que, normalmente não os usam, não vejo porque recorrer à técnica humana quando eles a possuem superior." (Diretrizes de Segurança).

O Dr. Jorge Andréa, médico e escritor espírita, adverte quanto à generalização deste tipo de modalidade terapêutica:

"existem desajustes na prática desse tipo de tratamento que devem merecer, por parte dos solicitante, uma análise cautelosa, porquanto os abusos são inúmeros e as mistificações, consciente ou inconscientes, abundantes." (Psicologia Espírita)

Com relação aos resultados destas operações espirituais, o Dr. Jorge Andréa esclarece que eles vão depender de fatores ligados ao médium e ao doente. Os primeiros se relacionam à seriedade, honestidade de princípios e moralidade. Os fatores relacionados aos doentes são a fé, o merecimento e a programação cármica. 


A BELEZA E A UTILIDADE DA MEDIUNIDADE CURADORA

Léon Denis, em seu livro "Depois da Morte", Capítulo XXII: - Os Médiuns - ressaltou-nos a beleza e a utilidade da mediunidade curadora, a saber:

"Alguns médiuns servem também de intermediários aos Espíritos para transmitirem aos doentes e valetudinários eflúvios magnéticos que aliviam e, algumas vezes, curam esses infelizes. É uma das mais belas e úteis formas da mediunidade."

A FÉ, A VONTADE, A PRECE E A EVOCAÇÃO DOS BONS ESPÍRITOS PARTICIPANDO DA MEDIUNIDADE CURADORA

Já, em seu livro "No Invisível", Capítulo XV, ensinou-nos sobre a importância da fé, da vontade, da prece e da evocação dos bons Espíritos para a prática da mediunidade curadora:

"A fé vivaz, a vontade, a prece e a evocação dos poderes superiores amparam o operador e o sensitivo. Quando ambos se acham unidos pelo pensamento e pelo coração, a ação curativa é mais intensa."


CONDUTA PERANTE A MEDIUNIDADE CURADORA

Ainda nesse mesmo Capítulo do livro "No invisível", Léon Denis recomendou-nos a seguinte conduta, no momento da ação curativa:

"Recolhei-vos em silêncio, sozinho com o paciente, e apelai para os Espíritos benfazejos que pairam sobre as dores humanas. Então sentireis descer do Alto sobre vós e propagar-se ao sensitivo o poderoso influxo. Uma onda regeneradora penetrará por si mesma até à causa do mal; e demorando, renovando semelhante ação, tereis contribuído para aligeirar o fardo das misérias terrestres".


A PRECE E O AMOR NA PRÁTICA DA MEDIUNIDADE CURADORA

Léon Denis acrescentou aí ainda o seguinte a respeito da prece e do amor durante o exercício da mediunidade curadora:

"Nunca ponhais em ação as forças magnéticas, sem lhes acrescentar o impulso da prece e um pensamento de amor sincero por vossos semelhantes. Assim procedendo, estabelecereis a harmonia de vossos fluidos com o dinamismo divino e tornareis sua ação mais profunda e eficaz".


A CURA COM OS BONS FLUIDOS E COM A ASSISTÊNCIA DOS BONS ESPÍRITOS, E A AÇÃO À DISTÂNCIA DA FORÇA DA VONTADE

Léon Denis, no Capítulo XXXII, de seu livro "Depois da Morte", ensinou-nos que a cura é obtida com uma combinação dos bons fluidos, contando com a assistência dos bons Espíritos. Além disso, mostrou que a força da vontade tem uma ação mesmo à distância para agir sobre os semelhantes:

"Graças a uma combinação íntima dos bons fluidos, sorvidos no reservatório ilimitado da Natureza, consegue-se, com a assistência dos Espíritos invisíveis, restabelecer a saúde comprometida, restituir a esperança e a energia dos desesperados. Pode-se mesmo, por um impulso regular e perseverante da vontade, agir à distância sobre os incrédulos, sobre os cépticos e sobre os maus, abalar a sua obstinação, atenuar seu ódio, fazer penetrar um raio de verdade no entendimento dos mais hostis".

SPIRITISMO E MÉDIUM CURADOR

A mediunidade curadora deve ser examinada tal qual qualquer outra modalidade mediúnica. Nesse sentido o médium de cura deve procurar canalizar seus recursos fluídicos para o bem, sustentado pelos princípios espíritas e pela moral evangélica. 

Aquele que se vê com esses dotes mediúnicos deve procurar nortear sua conduta a partir dos seguintes ítens:

a) Vinculação a um Centro Espírita: a maior parte dos problemas observados com os médiuns curadores reside no fato de não se submeterem aos regimes doutrinários de um Centro Espírita. Muitas vezes optam por um trabalho isolado, quando não constroem seu próprio centro espírita, estruturado em idéias errôneas e práticas inadequadas. Muitos inconvenientes seriam evitados se ele se integrasse a um Centro Espírita como qualquer outro trabalhador de Jesus e amparado pelas forças dos companheiros encarnados e desencarnados sofreria uma proteção muito mais efetiva;

b) Estudo Sistemático do Espiritismo: não se pode separar a prática mediúnica do estudo constante dos postulados espíritas. Sem esse conhecimento doutrinário, facilmente o médium cairá nas malhas dos Espíritos da sombra ou de pessoas inescrupulosas e aproveitadoras;

c) Gratuidade Absoluta: a Doutrina espírita não se coaduna com qualquer tipo de cobrança para prestação de serviço espiritual. A gratuidade está também relacionada com a questão melindrosa dos "presentes" e das "doações para instituições" que muitas vezes nada mais são do que formas disfarçadas de cobrança;

d) Exercício Constante da Humildade: Allan Kardec assevera que o maior escolho à boa prática mediúnica é a vaidade e o orgulho. Nesse sentido, o médium de cura deve se conscientizar de que ele é apenas um elemento na complexa engrenagem organizada pelo mundo maior, engrenagem esta, que vai encontrar no Cristo o seu condutor maior. 

FINALIDADE DAS CURAS ESPIRITUAIS

Sabemos que o grande papel desempenhado pelo Espiritismo está relacionado à moralização da humanidade. Assim sendo, pergunta-se por que assume a Doutrina Espírita compromissos com as curas espirituais? Qual a finalidade da existência de médiuns curadores? Quem responde é Divaldo Franco:

"A prática do bem, do auxílio aos doentes. O apóstolo Paulo já dizia: Uns falam línguas estrangeiras, outros profetizam, outros impõem as mãos... Como o Espiritismo é o Consolador, a mediunidade, sendo o campo, a porta pelos quais os Espíritos Superiores semeiam e agem, a faculdade curadora é o veículo da misericórdia para atender a quem padece, despertando-o para as realidades da Vida Maior, a Vida Verdadeira. 

Após a recuperação da saúde, o paciente já não tem direito de manter dúvidas nem suposições negativas ante a realidade do que experimentou. O médium curador é o intermediário para o chamamento aos que sofrem, para que mudem a direção do pensamento e do comportamento, integrando-se na esfera do bem."

Bibliografia

1) Diretrizes de Segurança - Divaldo e Raul Teixeira
2) Psicologia Espírita - Dr. Jorge Andréa
3) Mãos de Luz - Dra. Barbara Brenan

A VONTADE TEM UM GRANDE PODER NA OBTENÇÃO DA CURA ESPIRITUAL

Léon Denis, em seus três importantes livros "O problema do Ser, do Destino e da Dor", "No Invisível", e "Depois da Morte", ressaltou-nos, em resumo, os seguintes pontos importantes, que confirmam o grande poder que a vontade exerce sobre os fluidos, tornando-os curativos:

"É pela vontade que dirigimos nossos pensamentos para um alvo determinado".

"A vontade pode atuar com intensidade sobre o corpo fluídico e ativar-lhe as vibrações".

"A vontade de aliviar e de curar comunica ao fluido magnético propriedades curativas".

"Pela vontade, atraímos forças boas ou más, em harmonia com os nossos pensamentos e sentimentos".

"Os fluidos, obedecendo a uma poderosa vontade, a um ardente desejo de fazer o bem, penetram os organismos debilitados e suas moléculas benéficas, substituindo as que estão doentes, restituem gradualmente a saúde aos enfermos, o vigor aos valetudinários".

"A vontade é a faculdade soberana da alma, a força espiritual por excelência, e pode mesmo dizer-se que é a essência da sua personalidade". "Seu poder sobre os fluidos é acrescido com a elevação do Espírito".


OS PENSAMENTOS EXERCEM UMA AÇÃO CRIADORA PODEROSA, POR ISSO, O MÉDIUM CURADOR DEVE VIGIÁ-LOS E DIRECIONÁ-LOS PARA O BEM

No Capítulo XXIV, de seu livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor", Léon Denis ensinou-nos o seguinte, a respeito dos poderes extraordinários que o pensamento possui para criar:

"O pensamento é criador. Não atua somente em roda de nós, influenciando nossos semelhantes para o bem ou para o mal; atua principalmente em nós; gera nossas palavras, nossas ações e, com ele, construímos, dia a dia, o edifício grandioso ou miserável de nossa vida presente e futura. Modelamos nossa alma e seu invólucro com os nossos pensamentos; estes produzem formas, imagens que se imprimem na matéria sutil, de que o corpo fluídico é composto. Assim, pouco a pouco, nosso ser povoa-se de formas frívolas ou austeras, graciosas ou terríveis, grosseiras ou sublimes; a alma se enobrece, embeleza ou cria uma atmosfera de fealdade. Segundo o ideal a que visa, a chama interior aviva-se ou obscurece-se. Não há assunto mais importante que o estudo do pensamento, seus poderes e ação."

(Ensinamentos de Léon Denis Fonte)
http://www.ger.org.br/mediunidade/ensinamentos_de_leon_denis.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário