A Caminho da Luz

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CÓDIGO DOS ÍNDIOS AMERICANOS



1 - Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.


2 - Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.


3 - Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.


4 - Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-lhes o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.


5 - Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não foi ganho nem foi dado, não é seu.


6 - Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.


7 - Respeite os pensamentos, os desejos e as palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito de expressão pessoal.


8 - Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você coloca para fora, no Universo, voltará multiplicada a você.


9 - Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.


10 - Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.


11 - A Natureza não é para nós, ela é parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.


12 - As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lição de vida. Quando estiverem crescendo, dê-lhes espaço para que cresçam.


13 - Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você.


14 - Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo.


15 - Mantenha-se equilibrado. Seu mental, seu espiritual, seu emocional e seu físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu físico para fortalecer a sua mente. Enriqueça o seu espírito para curar o seu emocional.


16 - Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.


17 - Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isso é proibido.


18 - Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.


19 - Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros. 


20 - Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
Autor: Prof. Aires Ortiz Carvalho

9 comentários:

  1. OBRIGADA TIVE QUE LER PRA PODERVER DAIANESAIDLER

    ResponderExcluir
  2. LINDO ..... TOCA NA ALMA

    ResponderExcluir
  3. feliz o homem de espirito bom,que transmite mensagens de amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  4. Sou Cristã,mas é muito importante os conselhos de vocês,pois tem fundamentação biblica, mesmo implicitamente,pois Jesus nos ensinou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, e ao proximo como a ti mesmo. Se amamos... respeitamos, e com certeza evoluimos.

    ResponderExcluir
  5. muito legal,achei bonito!

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas pensam que a Terra é fonte de riqueza,mas,os indígenas pensam diferente, pensam que a Terra é como uma mãe que dá tudo para o filho eles estão certos pós todos deveriamos pensar como eles porque a Terra é concerteza uma parte de nós

    ResponderExcluir
  7. Os indígenas pensam que a Terra é como uma mãe que da as coisas para o filho e os indígenas vivem corretamente com a Terra usando seus frutos cultivando fazendo a coisa certa mas varias pessoas pensam de modo diferente tirando da Terra sua riqueza que deveria ser aproveitada de modo honesto compartilhando como os indígenas seus pertences

    ResponderExcluir
  8. isso e maravilhoso se todos nos tivessemos so um pouquinho de consciencia disso tudo ja faria uma grande diferença em nossas vidas;talvez um dia teremos com a ajuda dos bons espiritos e do nosso maravilhoso pai eterno

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho 3 animais do poder que esta sempre ao meu lado!São lobos que são meu guardião!Que tds ficam com Deus pai e família!

    ResponderExcluir