A Caminho da Luz

sábado, 17 de dezembro de 2011

Visão Espírita da Bissexualidade e da Assexualidade.

Neste tópico, como o seu título sugere, irei deixar o meu contributo relativo, sobre as questões relativas à bissexualidade e à assexualidade, analisando-as à luz do Espiritismo.
Ora, é sabido que todos nós somos espíritos em evolução, sujeitos às leis do progresso e da reencarnação; e, é sabido também que o espírito propriamente dito, ou seja, quanto à sua essência íntima, possui as qualidades opostas às do corpo físico, donde se conclui que os espíritos ao contrário do corpo, não possuem, nem sexo masculino, nem feminino; isto significa, que não existem espíritos homens, nem espíritos mulheres, porquanto, essas características são apenas intrínsecas aos corpos humanos, que são, do sexo masculino e feminino.
Posto isto, e considerando-se agora o facto dos espíritos humanos, devido à lei da pluralidade das existências ou da reencarnação, revestirem inúmeros corpos físicos, quer masculinos, quer femininos, segue-se daí, que ao longo das sucessivas encarnações, vão acumulando, quer as tendências inerentes dos corpos masculinos, quer as dos femininos; daí, o ser perfeitamente normal, as pessoas possuírem tendências bissexuais, ou seja, desenvolverem um misto, se assim me posso exprimir, de inclinações heterossexuais e homossexuais, ao mesmo tempo e em diferentes proporções, pois que variam de pessoa para pessoa, e não são constantes em uma mesma pessoa, porquanto, dependem das circunstâncias e dos acontecimentos ao longo da vida, isto é, tudo aquilo que se relacione com factores psíquicos, sociais, culturais, educacionais, (…).

Considere-se agora a questão da assexualidade, ou seja, a ausência de desejos sexuais; note-se entretanto, que esta situação em nada se relaciona com as alterações hormonais ou outros distúrbios físicos do corpo, que podem provocar uma diminuição ou mesmo perda de desejo sexual; está sim relacionada, com a supremacia total da alma sobre o corpo; para melhor compreensão, consideremos como exemplo, Cristo, o Guia e Modelo de Perfeição Moral da Humanidade Terrestre, porquanto, Cristo era um Espírito Superior, quase totalmente desmaterializado e dotado de uma enorme superioridade moral e intelectual, o que fazia dele um Homem Assexual, ou seja, um Homem sem desejos sexuais. Não se suponha entretanto, que Cristo era um Ser privilegiado, como muitos supõem, pois que para atingir a superioridade espiritual que O caracterizava, necessitou também de progredir e percorrer as várias gradações espirituais, o que equivale a dizer, que foi criado simples e ignorante, como todos os espíritos o são, e através das sucessivas encarnações atingiu a superioridade moral e intelectual, que demonstrou possuir através da sua conduta pura. Segue-se daqui, que todos nós, um dia, atingiremos essa mesma elevação espiritual, pois o objectivo final de todos os espíritos, é a pureza espiritual; daí, a importância do aperfeiçoamento moral e intelectual, da eliminação dos vícios e do cultivo das virtudes, do trabalho de desmaterialização, que implica o desapego dos prazeres terrenos, pois quanto mais nos aperfeiçoarmos espiritualmente, tão mais depressa, atingiremos a pureza espiritual, e então aí, iremos saber em que consiste na sua essência a assexualidade, que é condição inerente de Espíritos Superiores e Espíritos Puros; porquanto, uma vez que os espíritos não possuem sexo, pois que isso depende da organização física, segue-se que sujeitos às leis do progresso e da reencarnação, que estão, acabam mais cedo ou mais tarde, fruto de todo o trabalho de desenvolvimento e purificação espiritual, por desenvolver fatalmente a assexualidade.


2 comentários:

  1. Mas a vertentes que dizem que ela viveu com uma mulher madalena e teve até uma filha,o hinduismo inclusive trata o sexo como algo sagrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter filhos e se casar não tem absolutamente nada a ver com isso. Eu sou assexual e quero muito ter filhos, formar uma família. Você só entenderia se fosse assexual.

      Excluir