A Caminho da Luz

terça-feira, 8 de novembro de 2011

São Chegados os Tempos



A Nova Era – São Chegados os Tempos


Génese dos Novos Tempos



“Na concessão genésica da mudança, estará sempre presente, a base moral, intelectual e espiritual,” cravo

O Espiritismo é acima de tudo, mais do que uma Filosofia, Religião e Ciência. É o Consolador prometido e tem em si uma concepção de consolidação dos valores da vida e lucidez de conceitos, permitindo-nos, desmistificar e esclarecer todo e qualquer fenómeno, retirando-lhe o acaso de circunstância o sobrenatural e o milagre, justificando-o pela razão e bom senso.

Essa mesma razão, ressalta de um Código de Esclarecimento, que nos foi legado pelos Espíritos Superiores e descodificado por Allan Kardec, e tendo como exemplo a Mestre Jesus.

Existe uma parte da Humanidade, que assumida pela materialidade, se entrega ao Nilismo, logo à negação de Deus e de tudo que se lhe consagra, tudo acaba aqui para eles! Mas se eles pensam dessa forma, existem também os que acreditando N`Ele, o tomam a seu jeito e ideologia, acreditando num céu e Inferno, mas mesmo alguns Irmãos sendo Espíritas, se sentem dúvios e entendem que a vinda dos novos tempos, será a mudança do Mundo na sua materialidade, na sua concessão fisica, e que o ano já lhe está consagrado!? Mas isso é puro engano, os novos tempos são chegados, mas numa visão que nada tem de catastrófico como se faz crer pelas asservativas da alusão à letra das Sagradas Escrituras.

Mas será que o Mundo vai acabar? É o juizo final? Mas se somos diferentes, para onde vamos?

No Livro Obras Postumas de Allan Kardec, numa das comunicações sobre a Regeneração da Humanidade extraí-se isto:

“ Todas as Escrituras encerram grandes verdades, sob o véu da alegoria, e extraviaram-se os comentadores, que ficaram restritos à letra. Faltou-lhes a chave para compreender o

verdadeiro sentido, a qual está nas descobertas da ciência e nas leis do mundo invisível, que o Espiritismo veio revelar. Doravante, com o auxílio desses novos conhecimentos, o que era obscuro se tornará claro e inteligível. “(25 de abril de 1866. Paris. Resumo das comunicações transmitidas pelos Srs. M... e T... em estado sonambúlico.)

A Doutrina Espírita veio trazer a lucidez a estas mudanças, vamos fazer uma visão espírita da “Génese dos Novos Tempos”.

A Génese dos Novos Tempos

“Em mensagem transmitida em 1862, constante de O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec, o Espírito de Verdade observa; Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade.”

Nós diremos que decorrem os processos da transformação, indo ao encontro dos novos tempos e que em nada irão derrogar a Lei, mas apenas dar-lhe sequência, pois a Lei do Progresso, tal como todas as Leis de Deus são imutáveis e infinitamente justas.

A Terra é um planeta de provas e expiações, na verdade o seu habitat tem na sua génese, um plano onde o mal suplanta o bem, pois o orgulho e egoísmo são factores acentuados em toda a Orbe e claro, daí o espectro das dores e aflições anunciadas. No entanto estas mesmas dores não podem ser vistas com mau augúrio, mas sim, como a preparação para dias melhores.

Podemos dizer que a génese dos novos tempos, tem alguns pólos estruturais, para que ela restabeleça a ordem da disposição moral, intelectual e espiritual de forma a fazer vencer a nova era, são; Reencarnação; Reforma Íntima; Reforço Espiritual.

Reencarnação

Ao contrário do que se possa pensar, não será a terra a mudar, mas o seu espaço fluídico moral. A terra fisicamente, se altera pelos elementos que a compõe, mas o estágio evolutivo de mudança são os espíritos que o fazem, no uso natural do seu livre-arbítrio.

A Reencarnação é ponto vital da viragem, como?! Através da emigração e imigração dos espíritos. Será esta mesma confluência de idas e voltas que renovará a estância terrena, onde todos terão as mesmas oportunidades, mas só aqueles que progredirem o seu status moral, assimilarão os novos tempos. Se juntarmos a esta situação os flagelos, onde se faz a aglutinação de uma determinada moldagem de espíritos, tendo com isso o interesse de apressar o resgaste dos valores morais, e levando em conta que o aprendizado se faz pelas várias experiências, tem enorme relevo porque permite o progresso social.

Após esses choques que dizimam populações, observam-se modificações, nas ideias de uma comunidade, e duma raça, isto pela ativação progressiva de espíritos encarnados e deencarnados. Allan Kardec, Cap XVIII - Sinais dos Tempos: Item 34, nos diz acerca dessa situação; “Opera-se um desses movimentos gerais destinados a realizar uma remodelação da humanidade.”

Reforma Intima

Aliado a este fator da reencarnação e de influênciação para a vinda de novos tempos a reforma íntima, “O progresso material de um planeta acompanha o progresso moral de seus habitantes (...) (no item 27 Génese de Allan Kardec cap XI)

O progresso de qualquer estágio passa pela reforma interior de cada Ser, porque mudando as mentalidades, se mudam os meios.

E falando dos meios, temos que ter em conta o livre-arbítrio, as opções escolhidas e como as colocar em pratica.

Passados vinte séculos, ainda existe muito antagonismo, religioso, político e social.

O homem foi moldado pela acção inquisitória do medo, revolta, egoísmo, orgulho e ignorância. A falta de equilibrio social, as diferenças, o ciúme e inveja, tomaram-lhes o pensamento e os tem feito peregrinar pela expiação e provação, mas as almas encontram aí a chave para a mudança! Como? Simplesmente pela necessidade de compartilhar, de se entre-ajudar, de valorizar as pequenas coisas em detrimento das maiores e fazer comungar a necessidade de se amarem mutuamente sem preconceitos, pois começa a aperceber-se, que todos precisam uns dos outros e que os valores do amor, passam pelo respeito pelo próximo, pela fraternidade e solidariedade. Isto é reforma íntima, e o Espiritismo tem na sua Filosofia todas as respostas para o encadeamento da sua esperança futura, pelo Evangelho redidivo, não pelas meras palavras, mas pelas acções.

Todos já notamos, os enúmeros grupos humanitários de apoio que se formaram, quer para defender o ambiente, quer as pessoas e os Países, o espaço civico éclodiu, todos se estão a unir, para fins de grandeza e cumplicidade no amor, sinal concreto de progresso, porque só a fraternidade, moldará uma ordem social justa que apoiada numa fé racionada, diluirá anátemas de toda a ordem, porque só o amor, fará mudar e logicamente, evoluir.

Esse contributo pela acção dos espíritos encarnados e desencarnados, vai restabelecer as escolhas, porque aqueles que não aceitarem a mudança, seguirão outros rumos, até que se renovem. Porém todos terão as suas oportunidades.

É nesta confluência genésica de comportamento, educação e acção pratica que os espíritos terão de se moldar, a fim de sua esperança culminar com a entrada na nova estância evolutiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário