A Caminho da Luz

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Orgulho

já tem uns dias, venho me dedicando a estudar sobre meu ORGULHO.  Tenho sim, e ele faz parte de mim, nao só dos meus defeitos. Ele é bom e ruim ao mesmo tempo. Quando tenho-o sob controle, ele é bom, porque me impulsiona para melhor, o que sem ele, nao teria vontade alguma em fazê-lo.


Temos que pegar um tempo para podermos identificá-lo....


Trago um texto que me levou a identificar onde estava o meu ORGULHO e a parte boa que ele me trouxe também.
Todos os nossos defeitos, pertecem a nós!!  Nao podemos simplesmente jogar fora o que faz parte de nós, temos que trabalhar esses defeitos até que eles se transformem em nossos aliados na caminhada rumo a nossa evolucao.


ORGULHO é aquilo que nos perturba e quando vemos, estamos com ele, perturbando o outro e assim sucessivamente, porque todos nós somos ORGULHOSOS de alguma forma.
E ele se torna uma ferramenta e tanto para nossa vidas, à partir do momento que paramos para senti-lo de verdade e reconhece-lo dentro de nós.


Esse processo nao dói.... a dor que sentimos é de termos sempre que "esconde-lo" de nós e dos outros.  Essa máscara que temos que manter, é a que nos faz sofrer, porque nos julgamos super-heróis e nao vamos mostrar aos aoutros e nem a nós mesmos que somos frágeis, ORGULHOSOS e muitas vezes fracos.


Há momentos que fica muito difícil nos responsabilizar por ele e até que possamos tirar a máscara e assumir que esse ORGULHO é meu, ver que realmente eu sou assim e que ele está me levando a deixar de evoluir, a sofrer, a me afastar, no sentido de isolar-me, até me sentir rejeitada.... mas quando reconhecemos o tipo de orgulho que está nos causando esse dano, tudo fica muito mais fácil e assim vamos transformando esse ORGULHO RUIM em ORGULHO QUE NOS AJUDA E NOS IMPULSIONA.


Aqui vai o texto, para ajudar a quem busca reconhecer o que está passando de verdade dentro de si mesmo e qual o tipo de ORGULHO que lhe pertence.

Lembre-se que o nosso ORGULHO, leva-nos a mexer com o ORGULHO do outro.  Por isso é melhor identificarmos o nosso e deixar o do companheiro de jornada, só para ele.... trazer o nosso ORGULHO à nossa consciência, faz parte do nosso aprendizado, mas o ORGULHO do outro... nao nos pertence.  Cuidemos de nós e nao coloquemos a mao na ferida de ninguém.  Se pudermos amenizar a dor do outro, facamos, senao.... nao nos cabe feri-lo mais ainda.  Digo isso, por experiência própria.  Ajudar sim, julgar nao!!! 
Com carinho da
Rose


"Procuremos, agora, ilusrar, entre os defeitos que mais comumente manifestam-se em nós, o orgulho.  Busquemos tranquilamente conhecê-los, tao profundamente quanto possível, sem mascarar os seus impulsos dentro de nós mesmos.   Entendamos que a tolerância comeca de nós para nós mesmos.  Assim, o nosso trabalho de prespeccao interior é suave, e nao podemos nos maldizer ou nos martirizar pelos defeitos que ainda temos.  Vamos, entao trazer os níveis da nossa consciência aquelas manifestacoes impulsivas que nos dominam de certo modo, e que, progressivamente, desejamos controlar.

Vejamos, entao, como identificar em nós o ORGULHO.

ORGULHO
"Aquele que nao encontra a felicidade senao na satisfacao do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz quando nao os pode satisfazer, enquanto que aquele que nao se interessa pelo supérfluo se sente feliz com aquilo que, para os outros, constituiria infortúnio."  (Allan Kardec. O Livro dos Espíritos.  Livro Quarto. Cap. I - Penas e Gozos Terrenos.  Parte dos comentários à resposta da pergunta 933).
"O orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a nao aceitar uma comparacao que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário, tao acima dos vossos irmaos, quer em espírito, quer  em posicao social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece.  E o que acontece, entao?  Entregai-vos à cólera." (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. IX. - Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos - A Cólera)

As principais reacoes e características do tipo predominantemente orgulho sao:

a - Amor-próprio muito acentuado:  contraria-se por pequenos motivos;
b - Reage explosivamente a quaisquer observacoes ou críticas de outrm em relacao ao seu comportamento;
c - Necessita ser o centro de atencoes e fazer prevalecer sempre as suas próprias idéias;
d - Nao aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência fechado ao diálogo construtivo;
e - Menospreza as idéias do próximo;
f - Ao ser elogiado por quaisquer motivos, enche-se de uma satisfacao presuncosa, como que se reafirmando na sua importância pessoal;
g - Preocupa-se muito com sua aprarência exterior, seus gestos sao estudados, dá demasiada imprtância à sua posicao social e ao prestígio pessoal,
h - Acha que todos os seus circundantes (familiares e amigos) devem girar em torno de si;
i - Nao admite se humilhar diante de ninguém, achando essa atitude um traco de fraqueza e falta de personalidade;
j - Usa da ironia e do deboche para com o próximo nas ocasioes de contendas.

Compreendemos que o orgulho vive numa atmosfera ilusória, de destaque social ou intelectual, criando, assim, barreiras muito densas para penetrar na realidade do seu próprio interior.  Na maioria dos casos o orgulho é um mecanismo de defesa para encobrir algum aspecto nao aceito de ordem familiar, limitacoes da sua formacao escolar-educacional, ou mesmo o resultado do seu próprio posicionamento diante da sociedade, da imagem que escolheu para si mesmo, do papel que deseja desempenhar na vida de "status".

É preferível nos olharmos de frente, corajosamente, e lutar por nossa melhora, nao naquilo que a sociedade estabeleceu, dentro dos limites transitórios dos bens materiais, mas nas aquisicoes interiores:  os tesouros eternos que "a traca, nao come nem a ferrugem corrói!"."


Nenhum comentário:

Postar um comentário