Técnicas de Cura Espiritual |
Para
colaborar no processo de obtenção da cura para muitas enfermidades, decorrentes
principalmente de desequilíbrios interiores, o Espiritismo emprega técnicas
variadas: aconselhamento espiritual, evangelização, oração, passe magnético,
água fluidificada, desobsessão e operação espiritual.
Estas
técnicas devem ser aplicadas somente após uma avaliação prévia da situação e
problemas do paciente. Elas não dispensam, evidentemente, o uso simultâneo dos
amplos recursos desenvolvidos e empregados pelas ciências médicas e pelas
escolas e correntes alternativas de apoio fraterno às pessoas
doentes.
O
domínio e o emprego daquelas técnicas de cura espiritual são bastante comuns nos
Centros Espíritas, com exceção das operações espirituais, que exigem médiuns e
ambientes especiais.
Os
pontos que caracterizam os processos de curas no Espiritismo são o total
desinteresse financeiro; o amor cristão, do qual a caridade é filha; a estreita
integração entre os espíritos encarnados e desencarnados, atuando em conjunto e
de forma harmônica, visando o bem, a saúde e a felicidade dos enfermos; e a
participação ativa dos pacientes no processo de cura.
Para
obter sucesso no emprego dessas técnicas de cura, cabe-nos sempre atentar para
os seguintes aspectos:
ACONSELHAMENTO
ESPIRITUAL. Esta técnica pode ser empregada de forma individualizada,
dialogando-se com o paciente sobre seus problemas específicos, ou em grupo de
pessoas, tratando abertamente das dificuldades e dos desequilíbrios maiores que
afetam os indivíduos. Em ambos os casos, não existe uma regra padrão para se
relacionar com os pacientes. Mas, a exigência é que as soluções propostas e os
conselhos espirituais, em quaisquer casos, sejam dados, rigorosamente e
exclusivamente, baseados nos ensinamentos dos espíritos superiores. Neste
processo de cura, destacam-se duas atribuições: a) ao orientador espírita cabe
os trabalhos de conscientização para as realidades da vida do espírito eterno,
de levantamento das causas reais das doenças, e de apresentação dos conselhos
que implicam em mudar para melhor as causas para conter os efeitos doentios; b)
ao paciente cabe ter disposição e vontade firme para se reequilibrar e pôr em
prática os conselhos que concretizarão a desejada cura.
EVANGELIZAÇÃO.
Muitas pessoas ficam doentes por ignorarem completamente os ensinamentos de
Jesus, contidos no Evangelho. Elas deixam de amar a Deus e aos semelhantes; não
confiam no Pai e na sua justiça; esquecem a humildade; relutam em não servir ao
próximo; anseiam em tomar sempre o primeiro lugar; não valorizam a simplicidade
e a pureza no coração; vivem inquietos com o presente e com o amanhã; fazem o
bem com ostentação; cometem adultérios; entram pela porta larga da perdição;
deixam sair pela boca coisas más contidas no coração; provocam escândalos; vivem
em cólera contra os irmãos; recusam-se a perdoar e a reconciliar com os
adversários; julgam e condenam os outros sem misericórdia; atiram a primeira
pedra mesmo tendo pecados; não amam os inimigos, não fazem o bem aos que os
odeiam e nem oram pelos que os perseguem e os caluniam; afadigam-se pela posse
do ouro, da prata e das moedas; não se preservam da avareza; acumulam tesouros
só na Terra e não no Céu; não convidam para o festim os pobres, os estropiados,
os coxos e os cegos; não dão aos mais pequeninos nem de comer, nem de beber, nem
hospedagem, nem vestimenta e nem os visitam quando doentes ou presos; resistem
ao mal, não apresentam a outra face ante a agressão, não entregam a túnica e o
manto, nem caminham além do exigido sob coação, não dão aos que pedem e repelem
os que querem emprestado; não tratam os semelhantes como gostariam de ser
tratados.
A
evangelização é eficiente meio de cura para as conseqüências doentias desses
comportamentos. E o Evangelho Segundo o Espiritismo, norteando o trabalho de
evangelização nos Centros Espíritas e o culto do Evangelho no lar, deve ser
instrumento de transformação íntima dos doentes da alma.
ORAÇÃO.
Quando estamos aflitos, desequilibrados emocionalmente ou enfermos, devemos orar
a Deus, a Jesus e aos bons espíritos rogando a paz interior, o reequilíbrio e a
cura. Sempre haverá uma resposta à nossa súplica, pois todas as preces são
ouvidas, selecionadas, analisadas e atendidas, fraternalmente, da melhor maneira
pelos espíritos de diversas esferas espirituais de acordo com os nossos
merecimentos e necessidades.
O
poder de nossa prece está na vontade, nos pensamentos e sentimentos sinceros e
elevados e não nos gestos e formalidades exteriores.
Se
o nosso sofrimento decorre de excessos, vícios, crimes e faltas cometidas, a
prece propiciará coragem, força moral, paciência e resignação, mas não
dispensará o arrependimento sincero, a reparação necessária e o retorno às
sendas do amor, do bem e das virtudes, que garantem o restabelecimento físico,
moral e emocional duradouro.
A
oração, por imunizar-nos contra o mal pelo halo de proteção que forma; por
atrair ajuda espiritual; por evitar a irritação, a angústia, o ressentimento, a
depressão e outras desvirtudes da alma que levam a muitos males e enfermidades;
por ser valioso recurso no reequilíbrio interior, na mudança de um estado
doentio da consciência e na cura do corpo, deve estar, de modo permanente,
incorporada em nossos hábitos diários.
PASSE
MAGNÉTICO. Com base na ampla literatura espírita, eis alguns pontos que devem
ser conhecidos e rigorosamente observados durante a aplicação e a recepção do
passe, tanto pelos passistas como pelos pacientes, para sua maior eficácia no
reestímulo dos centros vitais dos corpos espiritual e físico e no processo de
cura espiritual:
a)
Deveres do passista: Preparar-se previamente para o trabalho mantendo domínio
sobre si mesmo, equilíbrio nas emoções e sentimentos, amor pelos semelhantes e
confiança no poder divino e na faculdade de curar. Cuidar-se para manter sempre
um bom estado de saúde. Não cometer excessos na alimentação e dispensar o
álcool, tóxicos e cigarros. Preparar o ambiente com preces, leituras e
comentários evangélicos e doutrinários de paz, alegria e otimismo. Manter sempre
um padrão moral, mental e sentimental elevado para facilitar a sintonia com os
espíritos magnetizadores e técnicos em auxílio magnético. Respeitar o dia e o
horário do serviço de socorro magnético. Colocar as mãos sobre os enfermos para
doar os recursos magnéticos. Não tocar no paciente, pois a energia fluídica
penetra o corpo e é assimilada pelo sangue, provocando mudanças salutares nos
órgãos. Dispensar roupas especiais, gesticulações, respiração ofegante, bocejos,
estalidos dos dedos, tremores, etc. Pode-se diminuir a iluminação para facilitar
a concentração no trabalho de assistência magnética. Manter uma postura
descontraída, para melhor fluir as irradiações magnéticas. Estar convencido de
que está na força mental o poder de harmonizar-se com os bons espíritos,
controlar o fluído magnético e transformá-lo em recursos estimulantes e
benéficos. Estar ciente de que constitui-se apenas em instrumento de socorro do
plano espiritual ao transmitir, em conjunto com os espíritos, fluídos bons,
salutares e curadores. Estar consciente de que a vontade de ajudar e o desejo e
o pensamento de reequilibrar e beneficiar o paciente atuam sobre os fluídos
espirituais à volta. Estar convicto que sua energia magnética será harmonizada,
modificada e intensificada pelos bons espíritos de acordo com as necessidades e
méritos dos pacientes.
b)
Deveres do paciente: Assimilar as instruções contidas nos ensinamentos espíritas
buscando a própria tranqüilidade, o reequilíbrio interior, a superação das
aflições, dores e angústias, o entendimento das leis que regem a vida, o
conhecimento de si mesmo, das causas dos desequilíbrios e das mudanças
necessárias para curar-se. Pedir, humildemente, em prece, a ajuda de Deus e dos
bons espíritos. Confiar na intervenção e socorro do plano espiritual superior e
na conquista da cura. Tornar-se receptivo aos benefícios do passe magnético pela
aceitação, recolhimento,, respeito, vontade de sarar, fé e confiança na obtenção
da cura. Estar consciente de que a ajuda divina e o merecimento da cura decorrem
da vontade sincera de reparar excessos, vícios, crimes e desvirtudes e de
conquistar aprimoramento pessoal.
ÁGUA
FLUIDIFICADA. A água potável, por absorver facilmente as partículas magnéticas
sutis que lhe são projetadas pelo pensamento em prece, pelos sentimentos de
amor, bondade e confiança e pelo desejo de se harmonizar com os bons espíritos e
servir o próximo, pode ser fluidificada, isto é, receber energias magnéticas e
fluídicas e meditação do Céu, adquirindo grande valor terapêutico. Por isso nos
recomenda Emmanuel, através de Chico Xavier: "Se desejas o concurso dos Amigos
Espirituais, na solução de tuas necessidades fisiológicas ou dos problemas de
saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina
à frente de tuas orações, espera e confia. O orvalho do Plano Divino magnetizará
o líquido, com raios de amor, em forma de bênção, e estarás, então, consagrando
o sublime ensinamento do copo de água pura, abençoado nos
Céus".
DESOBSESSÃO.
A influência perniciosa de espíritos ainda inferiores, sob as formas de
obsessão, fascinação e subjugação, leva certas pessoas a terem sintomas doentios
e a adotarem atitudes extravagantes. A desobsessão é o processo de cura indicado
para esses casos, quando comprovados. Como não existe lesão orgânica, o
afastamento do espírito mau elimina a influência estranha promovendo
naturalmente a cura.
O
espírito ainda imperfeito exerce sua influência em função da similitude de
inclinações, intenções e disposições; do idêntico grau de moralidade; da
fraqueza na vontade própria do obsidiado; da pouca resistência às sugestões
inoportunas; do prazer que o espírito obsessor sente em atormentar a pessoa; do
propósito de desforra e vingança por débitos, ódios e cumplicidades em
delinqüências gravados em sua vida passada; da fácil combinação de fluídos entre
os perispíritos do encarnado e do desencarnado, permitindo o envolvimento e a
ação do espírito obsessor.
Para
se obter sucesso pleno no trabalho de desobsessão, torna-se imprescindível: a)
fornecer ao paciente, através de passe magnético, recursos fluídicos de natureza
elevada e contrária à do espírito obsessor, visando cortar as ligações mentais
telepáticas ou hipnóticas; b) utilizar a prece para atrair a ajuda de Deus e dos
bons espíritos, para elevar o padrão vibratório da vítima e para sensibilizar o
espírito mau para a mudança de propósitos e de sentimentos; c) contar com o
auxílio e o trabalho dos bons espíritos no plano espiritual; d) evocar o
espírito obsessor para, numa conversa fraterna e franca, procurar aconselhá-lo
para o bem e convencê-lo das conseqüências da prática do mal e da importância do
perdão e da renúncia aos maus propósitos; e) que a pessoa atormentada tenha
força de vontade para opor resistências às más sugestões e se renove moralmente
para afastar o obsessor e eliminar os fluídos malsãos que a envolvem; f) que o
orientador dos trabalhos tenha amor, paciência, fé, perseverança, modéstia e
completo desinteresse moral e material; g) que o espírito obsessor se afaste
espontaneamente pela renúncia do mau propósito, pela transformação em amigo e
pelo desejo de moralizar-se e de mudar para melhor os sentimentos e as
imperfeições.
OPERAÇÕES
ESPIRITUAIS. As cirurgias feitas por espíritos abrangem quatro
tipos:
a)
Operações e aplicações de recursos do magnetismo curador no perispírito, com
reflexos patentes, imediatos ou não, nos órgãos doentios do corpo físico, sem a
presença de um médium no local. Essas intervenções se dão na própria residência
ou local de internação do paciente, enquanto geralmente este dorme. Elas
decorrem do merecimento, da fé e das preces do próprio doente ou dos dirigentes
de Centros Espíritas ou de outros cultos religiosos. A presença dos bons
espíritos, às vezes, é sentida pelo doente. Estas são as conhecidas curas à
distância.
b)
Operações no corpo espiritual e aplicações de recursos energéticos curadores
sutis, com o espírito de um médico incorporado em um médium. A cura dos órgãos
doentes é imediata ou a médio prazo. O médico espiritual faz o diagnóstico, a
intervenção no perispírito, a aplicação de passes magnéticos, e dá as
orientações necessárias à concretização da cura. Este tipo de operação está se
tornando comum nos Centros Espíritas.
c)
Operações com o uso de instrumentos cirúrgicos para realizar raspagens, cortes e
extrações de orgãos doentes do corpo material. O espírito do médico utiliza-se
de um médium inconsciente para evitar interferências. O controle pleno está com
os seres espirituais que tomam decisões quanto a anestesia, o tipo e o modo de
operação e os cuidados pós-operatórios. O exemplo mais expressivo foi o do
médium Arigó (José Pedro de Freitas), cujo trabalho foi estudado pelo professor
José Herculano Pires e publicado pela Edicel em 1966. Atualmente, alguns médiuns
servem de instrumento para realização de trabalhos idênticos.
d)
Operações, na presença de um médium em transe que fornece uma substância chamada
ectoplasma, feitas pelo espírito de um médico materializado. A intervenção
cirúrgica é feita com materiais e instrumentos materializados sob o controle do
plano espiritual. Um caso típico, de grande repercussão, encontra-se documentado
no livro "Operações Espirituais" de autoria de Urbano Pereira, reeditado pelo
IDE de Araras-SP.
Conclusão:
Cada paciente apresenta-se com particularidades próprias. Portanto, só a
avaliação caso a caso pode indicar a melhor técnica de terapia. Mas, o
restabelecimento da saúde física não depende só da precisão do diagnóstico e do
emprego da técnica de cura mais apropriada; depende também do poder das energias
curadoras atuarem nos corpos espiritual e material sob o comando dos dirigentes,
médiuns e espíritos socorristas; das mudanças para melhor que o doente consegue
realizar nos sentimentos, pensamentos e atitudes; da reabilitação íntima, do
reequilíbrio, da renovação interior por parte da pessoa enferma pela eliminação
das tendências infelizes, pela prática do amor e pela construção do bem de
todos; das provas, expiações, experiências e resgates de débitos passados que o
paciente tem que passar nesta vida; e das concessões da misericórdia divina
decorrentes dos méritos e das conquistas espiritais do
enfermo.
Livro:
(Doenças Curas e Saúde -- Á Luz do Espiritismo)
"Geiziel
Andrade"
mhtml:file://C:/Documents.\Doc.ZelãoTécnicas
de Cura Espiritual...
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