A Caminho da Luz

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONHEÇA JOÃO DE DEUS E O PODER DA FÉ - 1

CONHEÇA JOÃO DE DEUS E O PODER DA FÉ - 1

João de Deus em cena do filme "Healing" (Cura)
Em um canto remoto do Brasil, o homem conhecido como João de Deus está mudando a vida das pessoas de um modo surpreendente. Pode a crença curar uma doença? Energia pode curar?

Descendo a rua principal empoeirada de Abadiânia, um pedaço de uma cidade na região central do Brasil, vejo centenas de pessoas vestidas de branco. Algumas pessoas se sentam em cadeiras de rodas, algumas aparecem mancando de muletas ou bengalas. Eles são jovens e velhos. Eles vêm de um quarteirão de distância, mas também podem vir do outro lado do mundo. E estão todos aqui por uma razão: para ver João Teixeira de Faria, um homem de 68 anos de idade, popularmente conhecido como "João de Deus".

Aqui, no final da Avenida Francisca Teixeira Damas, pouco antes do asfalto se transformar em poeira vermelha, há um conjunto de prédios chamados de a "Casa de Dom Inácio de Loyola". Ali João de Deus já atendeu a milhares de pessoas, incluindo muitos que ouviram de seus médicos estas palavras: "Não há nada mais que se possa fazer". E de alguma forma, depois de visitar à "Casa" e conversar com este homem, depois de seguir as orientações espirituais que recebemos aqui, algumas dessas pessoas conseguiram fazer o inesperado: elas reviveram. Voltaram às suas casas totalmente curados.

O HOMEM - Por 52 anos João de Deus tem participado desse tipo de milagre e, demonstrando humildade, não aceita crédito pelo que realiza. "Eu nunca curei ninguém. É Deus que cura", ele costuma dizer. Nascido pobre no estado de Goiás, muitas vezes com fome em sua juventude, João frequentou a escola por pouco tempo e nunca aprendeu a ler ou escrever, decidindo trabalhar como alfaiate já adulto.

O primeiro vislumbre de seu grande dom ocorreu aos 9 anos, quando, como diz, ele previu que uma tempestade repentina destruiria casas em Nova Ponte, uma vila próxima. Fazia um dia lindo e as pessoas fizeram pouco de sua profecia. Quando 50 casas foram danificadas por ventos com força de furacão, ninguém tinha uma explicação lógica. A extensão da sua capacidade se tornou ainda mais evidente com a idade de 16 anos, quando João, cansado, faminto e procurando um lugar para se lavar, teve uma visão de uma bela mulher descendo pelo rio. Ela lhe deu o endereço de um centro espiritual e lhe disse para ir lá. Ele foi e imediatamente desmaiou. Quando ele acordou, horas mais tarde, uma atônita multidão se reunia em torno dele. Disseram João que ele tinha realizado curas durante toda a tarde. Ele chegou a acreditar que a mulher que o guiou foi Santa Rita de Cássia, e que enquanto ele estava inconsciente, o espírito do Rei Salomão teria comandado seu corpo e realizado o trabalho de cura.

O Brasil tem raízes profundas nas tradições do xamanismo e do espiritismo, os quais apresentam a noção que os indivíduos podem cruzar as fronteiras entre esta existência terrena e o pós-vida. Neste caso, seria perfeitamente compreensível que o Rei Salomão ou outro espírito qualquer tenha colaborado para oferecer ajuda, incorporando no corpo de João. Na maioria dos casos as curas que ele executa são consideradas "cirurgias invisíveis" que nem sequer envolver o toque, mas há ocasionais procedimentos que incluem cortes reais.

Para João de Deus, ou como é conhecido em Abadiânia, "médium João", a realização de seu dom foi acompanhada por muita perseguição e ações judiciais em que era acusado de exercício ilegal da medicina. Isso não interrompeu sua missão de ajudar qualquer pessoa que o procurasse. Com o tempo e o reconhecimento público, passou a receber ajuda de políticos brasileiros, de um ex-presidente e de prefeitos de diversos municípios brasileiros. Ele acabou sendo aceito e até mesmo protegido.

MILAGRES OU FARSA - A questão que se coloca a todos os crentes em seus dons espirituais e aos céticos é explicar como um tumor maligno desaparece do corpo de alguém. Como uma pessoa cega acaba vendo de novo, como coxos andam de um dia para o outro, como a escuridão se transforma em luz? O desafio não é pequeno. A nossa busca nessa viagem ao Brasil foi de mentes racionais que explicassem tais mistérios. E a conclusão é que, em Abadiânia (GO), Brazil, aparecer para ver João de Deus é um ato de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário