A Caminho da Luz

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O PERDÃO


O PERDÃO 

O  perdão é a cura das memórias, a  assepsia do coração, a faxina da alma.  O perdão é uma necessidade vital e  uma condição indispensável para termos uma  vida em paz com Deus, com nós mesmos  e com o próximo. 
Uma  vez que somos falhos e pecadores, estamos  sujeitos a erros. Por essa razão, temos  motivos de queixas uns contra os outros.  As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos  as pessoas.
É impossível termos uma vida cristã saudável sem o exercício do perdão. Quem não perdoa não pode adorar a Deus nem mesmo trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa tem suas orações interrompidas e nem mesmo pode receber o perdão de Deus.
Quem  não perdoa adoece física, emocional e  espiritualmente. Quem não perdoa é entregue  aos verdugos da consciência. O perdão,  portanto, não é uma opção para o  crente, mas uma necessidade imperativa.
O  perdão é uma questão de bom senso.  Quando nutrimos mágoa no coração, tornamo-nos  escravos do ressentimento. A amargura alastra  em nós suas raízes e produz dois  frutos malditos: a perturbação e a contaminação.  Uma pessoa magoada vive perturbada e ainda  contamina as pessoas à sua volta. 
Quando  guardamos algum ranço no coração e  nutrimos mágoa por alguém, acabamos convivendo  com essa pessoa de forma ininterrupta.  Se vamos descansar, essa pessoa torna-se  o nosso pesadelo. Se vamos nos assentar  para tomar uma refeição, essa pessoa  tira o nosso apetite. 
Se  nosso propósito é sair de férias com  a família, essa pessoa pega carona conosco  e estraga as nossas férias. Por essa  razão, perdoar não é apenas uma questão  imperativa, mas, também, uma atitude de  bom senso. O perdão alivia a bagagem,  tira o fardo das costas e terapeutiza  a alma.
Mas,  o que é perdão? Perdão é alforriar  o ofensor. Perdoar é não cobrar nem  revidar a ofensa recebida. O perdão não  exige justiça; exerce misericórdia. O perdão  não faz registro das mágoas. Perdoar  é lembrar sem sentir dor.
Até  quando devemos perdoar? A Bíblia nos  diz que devemos perdoar assim como Deus  em Cristo nos perdoou. Devemos perdoar  de forma ilimitada e incondicional. Devemos  perdoar não apenas até sete vezes, mas  até setenta vezes sete.
Por  que devemos perdoar? Porque fomos perdoados  por Deus. Os perdoados precisam ser perdoadores.  No céu só entram aqueles que foram  perdoados; e se não perdoarmos, não  poderemos ser perdoados. Logo, todo crente  em Cristo precisa praticar o perdão.
Quem  deve tomar iniciativa no ato do perdão?  Jesus disse que se nos lembrarmos que  nosso irmão tem alguma coisa contra nós,  devemos ir a ele. Não importa se  somos o ofensor ou o ofendido. Sempre  devemos tomar a iniciativa, e isso com  humildade e espírito de mansidão. 
Precisamos  entender que nem o tempo nem o silêncio  são evidências de perdão. É preciso  o confronto em amor. Há muitas pessoas  doentes emocionalmente porque não liberam  perdão. 
Há  muitas pessoas fracas espiritualmente porque  não têm a humildade de pedir e  conceder perdão. Precisamos quebrar esses  grilhões, a fim de vivermos a plenitude  da liberdade cristã.
 
O  perdão é a manifestação da graça  de Deus em nós. Se nos afastarmos  de Deus, nosso coração torna-se insensível.  Porém, se nos aproximarmos de Deus, ele  mesmo nos move e nos capacita a perdoar  assim como ele em Cristo nos perdoou

Nenhum comentário:

Postar um comentário