A Estrutura Íntima Do Perispírito
Perispírito: "...após a morte, é o corpo espiritual o veículo físicopor excelência, com sua estrutura eletromagnética... ...é ele
santuário vivo em que a consciência imortal prossegue em
manifestação incessante, além do sepulcro, formação sutil, urdida em
recursos dinâmicos... em cuja tessitura as células, noutra faixa
vibratória... se distribuem... com a respectiva carga elétrica,
comportando-se no espaço segundo a sua condição específica..." Do
livro Evolução em Dois Mundos - André Luiz - Psic. Francisco Cândido
Xavier / 7a Edição - FEB - Cap. II - 1a parte - Corpo Espiritual -
Retrato do Corpo Mental. Falar ou escrever sobre a estrutura íntima
do perispírito, somente é possível se adentrarmos no campo das
hipóteses, haja visto que a ciência ainda carece de meios para a sua
pesquisa objetiva. Como nos ensina J. B. Rhine, in "O Novo Mundo da
Mente", de que não somente é a vida em si ainda um mistério, como
todo o campo da ciência, e principalmente da biologia, está enredado
com problemas básicos por resolver.
Por exemplo, quais são as forças que organizam as substâncias que
constituem os organismos vivos, criando-lhes as formas que
apresentam? Como se originaram as características da espécie?
Como são na realidade preservadas e mantidas em potencial durante
todas as fases da reprodução? Muitas perguntas como estas
continuam sem respostas.
Mas as bases para as respostas, principalmente para nós espíritas,
estão nas obras que compõem a Codificação da Doutrina dos
Espíritos. Respostas básicas, acenando para que a Ciência as
investigue, a fim de, comprovando-as, contribuir para que o homem
se liberte, conhecendo a verdade, e alce vôos mais altos. Em nosso
estudo, iremos nos servir das Obras Básicas de Allan Kardec. O termo
Perispírito, criado por Allan Kardec, serve para designar o envoltório,
a roupagem, do Espírito. Não se há de confundir, portanto, Perispírito
com Espírito, assunto que abordaremos no momento oportuno.
Diremos que, sem o perispírito não poderíamos visualizar o Espírito
em sua essência. O perispírito , individualiza-o. Verifica-se, assim, o
importante papel que exerce o perispírito, acompanhando o Espírito
desde sua criação, como necessidade, possibilitando ao mesmo,
elementos de manifestação e progresso. Como já tivemos
oportunidade de dizer, em nosso modesto opúsculo, O Perispírito, da
série "Atualidade de Allan Kardec", antropologicamente o perispírito
está na raiz, na base , da formação de todo conteúdo filosófico de
todas as religiões, pois é por seu intermédio que foi possível ao
Espírito fazer-se presente, seja através de sonhos, visões, aparições
tangíveis ou não, manifestando-se, desde tempos imemoriais, a partir
da existência do homem. Verifica-se , então, ao longo das
civilizações, a diversidade de denominações que tomou. No Egito, Ka;
na Grécia, Ochéma; Pitágoras designava-o Eidolon; na Índia, Linga
Sharira; e assim por diante. Modernamente, André Luiz o denomina
Psicossoma. No mundo da ciência, pesquisadores sérios, brasileiros,
como Henrique Rodrigues e Hernani Guimarães Andrade, o
denominam, respectivamente, de Corpo Estruturador da forma e
Modelo Organizador Biológico. Na extinta União Soviética, cientistas
sérios o denominavam de Corpo Bioplasmático, Corpo Energético.
Contudo, no que tange à sua estrutura íntima, a ciência caminha a
passos lentos, quase parando, vacilante, receosa de assistir o
desmoronamento das diversas bastilhas da incompreensão, da
intolerância, do poder temporal, da exploração da fé. É com pesar
que assistimos a essas mesmas bastilhas, dentro do movimento
espírita. Sobre o assunto, existem hipóteses de trabalho, de
pesquisadores sérios, como Hernani Guimarães Andrade, mas como
bem frisamos, hipóteses.
Para prosseguir nosso estudo e análise, como em nosso opúsculo já
citado, focalizaremos três itens de relevância:
1- Natureza e origem do perispírito;
2- Propriedades do perispírito;
3- Funções do Perispírito.
Allan Kardec, em "O Livro dos Espíritos", introdução VI, enfatiza o
seguinte: "Existem no homem três coisas:
1) O corpo ou ser material;
2) A alma ou ser imaterial;
3) O laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a
matéria e o espírito".
Continuando nos diz: "O laço ou perispírito... é uma espécie de
envoltório semimaterial..." "...destruído o corpo material, o Espírito
conserva o perispírito, que constitui para ele um corpo etéreo".
Falamos anteriormente que não poderíamos confundir perispírito com
Espírito. Situemo-nos bem, antes de caminharmos mais um pouco. É
importante que fique bem claro que há Espírito e Espírito. Mas como?
Daí a importância da pesquisa e da análise.
Vejamos em "O Livro dos Espíritos": Perg. 23 - Que é o Espírito? O
princípio inteligente do Universo. Perg. 76 - Que definição se pode dar
dos Espíritos? São os seres inteligentes da Criação. Allan Kardec
introduz uma nota à resposta, esclarecendo que o vocábulo Espírito
era empregado para designar as individualidades dos seres
extracorpóreos e não mais o elemento inteligente universal.
Complementando a resposta à perg. 76, vemos a resposta que
corrobora a nota de Kardec. "Perg. 79 - Resposta:...os Espíritos são
individualizações do princípio inteligente..." Da pesquisa e da análise,
chegamos então a concluir que aquele princípio inteligente habita
todas as formas e seres da criação; que para a sua manifestação no
mundo material e consequente evolução, necessita de um corpo
semimaterial que o ligue à matéria, possibilitando destarte, sua
manifestação: o perispírito. Conclui-se, então, que Espírito, princípio
inteligente e perispírito, apesar de distintos, estão intimamente
ligados desde a criação. Com a compreensão da assertiva acima,
prosseguiremos na análise do item 1 - Natureza e origem do
Perispírito. Neste tópico, tentaremos focalizar a estrutura íntima do
perispírito.
Inicialmente, identificamos dois elementos gerais do Universo:
Espírito e Matéria. Além dos elementos gerais citados, verifica-se a
presença de um terceiro componente, intermediário entre Espírito e
Matéria, denominado Fluido Universal (primitivo ou elementar) que se
distingue do elemento material, por propriedades especiais (L.E. per.
27). Estabelecemos, então, como ponto de partida que:
1- Os Espíritos são constituídos de substância espiritual, ou do
elemento espiritual, como os corpos são constituídos de substância
material, ou elemento material.
2- Os Espíritos são envolvidos por uma substância vaporosa, que
constitui o seu invólucro semimaterial (L.E. perg. 93).
3- Este envoltório semimaterial o Espírito o retira do Fluido Universal
(L.E. perg. 94).
4- A natureza desse envoltório é semimaterial, isto é, de natureza
entre o Espírito e o corpo material (L.E. perg. 135-a).
5- Sendo a sua origem o Fluido Universal, o perispírito participa ao
mesmo tempo da eletricidade, do fluido magnético e, até certo ponto,
da matéria inerte. Seria a quintessência da matéria (L.E. perg.257).
6- O perispírito possui algumas propriedades da matéria (L.M. 1a
parte, cap. I, item 3).
7- Embora sendo de natureza fluídica, o perispírito não deixa de ser
uma espécie de matéria, sutil, que pode alternativamente passar do
estado sólido ao fluídico, e vice-versa (L.M. 2a parte - cap. I, item
57).
8- Sendo o perispírito semimaterial, pertence à matéria pela sua
origem e à Espiritualidade pela sua natureza etérea. Como toda
matéria, é extraído do Fluido Cósmico Universal (A Gên. cap.XI, item
17). Sintetizando, veremos que:
1) O perispírito e o corpo material têm sua fonte de origem no
mesmo fluido; um e outro são matéria, posto que sob dois estados
diferentes (Rev. Esp. Ano IX - março 1866 - vol.3).
2) Sem a ALMA, princípio inteligente, o perispírito, assim como o
corpo material, é uma matéria inerte, privado de vida e de sensações
(Rev. Esp. Ano IX - março 1866 - vol.3).
Partindo dessa premissas, podemos concluir , no que tange a Origem
e Natureza do Perispírito, que: - O Perispírito sendo matéria é inerte,
não pensa. - Que as sensações, as percepções, a inteligência, o
pensamento, não são atributos do perispírito, mas sim do Espírito. -
Que a idéia de forma é inseparável da de Espírito. Não há como
conceber uma sem a outra. Assim, o perispírito faz parte integrante
do Espírito, evidenciando que em qualquer grau de adiantamento em
que se encontre o Espírito, sempre estará revestido de um envoltório
, ou perispírito. - Que o perispírito forma o corpo semimaterial dos
Espíritos, quando no mundo espiritual, e serve de elo, de
intermediário, com o corpo físico, quando encarnado. Com as
observações anotadas no tópico precedente, Natureza e origem do
Perispírito, abordaremos em seguida o item Propriedades do
Perispírito, que em síntese, são: - Devido sua natureza fluídica, o
Perispírito é expansível e flexível. - Forma em torno do corpo físico,
uma atmosfera que o pensamento e a vontade podem dilatar para
mais e para menos. - Absorve e assimila os fluidos do ambiente. -
Possibilitando o Espírito de atuar sobre a matéria, constitui-se no
princípio de todas as manifestações, sejam espíritas ou anímicas. - É
o intermediário nos processos de transferência dos fluidos, de
energias, que se verificam nas curas e nos passes espíritas.
Para corroborar as conclusões elencadas, é importante a análise dos
trechos das obras de Allan Kardec, a seguir: 1- O perispírito tem a
forma que o Espírito queira (L.E. perg. 95). 2- A Alma não se acha
encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola. Irradia e se manifesta
exteriormente (L.E. perg. 141). 3- O Espírito não se acha encerrado
no corpo como numa caixa. Irradia por todos os lados (L.E. perg.
420). 4- O pensamento é um dos atributos do Espírito; a
possibilidade que ele tem de atuar sobre a matéria, de nos
impressionar os sentidos, e, por conseguinte, de nos transmitir seus
pensamentos, resulta da constituição fisiológica que lhe é própria
(L.M. 1a parte - cap.I, item 7). 5- O perispírito pode variar de
aparência, modificar-se ao infinito; a alma é a inteligência, não muda
sua natureza (L.M. Trad. LaKe – Herculano Pires - 1a parte - cap. IV,
item 51). 6- Por sua natureza semimaterial, o perispírito é flexível e
expansível. Amolga-se à vontade do Espírito, que lhe pode dar a
aparência que entenda. Pode dilatar ou contrair, prestando-se a todas
as metamorfoses, de acordo com a vontade que sobre ele atua
(L.M.2a parte - cap. II, item 56). 7- Em virtude de sua natureza
etérea, o Espírito propriamente dito não pode atuar sobre a matéria
grosseira, sem intermediário, sem o elemento que o liga à matéria.
Este elemento, que constitui o que chamais perispírito , vos faculta a
chave de todos os fenômenos espíritas de ordem material (L.M. 2a
parte - cap. IV, item 74, resposta à perg. IX). 8- O perispírito é o
princípio de todas as manifestações (L.M. 2a parte - cap. VI, item
109). 9- ... das propriedades do perispírito após a morte, aplica-se ao
perispírito dos vivos... (L.M. 2a parte - cap. VII, item 114). 10- Sendo
o perispírito dos encarnados de natureza idêntica a dos fluidos
espirituais, ele os assimila com facilidade (A Gên. - cap. XIV, item
18). 11- Sua ação fluídica se transmite de perispírito a perispírito, e
deste ao corpo material (Rev. Esp. ano VIII - set. 1865, vol.9). Após
o exame, estudo e análise dos itens Natureza e Origem e
Propriedades do Perispírito, de forma suscinta, vejamos as funções do
perispírito, sinteticamente: - Organismo que personaliza, individualiza
e identifica o Espírito - Órgão sensitivo do Espírito. - Princípio das
comunicações mediúnicas - Base angular dos fenômenos mediúnicos
e anímicos. A ciência, na atualidade, começa a adentrar no campo do
Espírito, tendo em vista as necessidades de respostas consentâneas
com o bom senso e a razão. Verificamos que mesmo, ainda, sem as
comprovações experimentais, de laboratório, algumas de suas teses e
hipóteses vêm corroborar os ensinos dos Espíritos, codificados por
Allan Kardec há mais de 140 anos. Percebe-se que as palavras, que
os termos utilizados são outros, entrevendo apenas uma questão de
forma, de apresentação. O fundo, a essência, dos princípios
doutrinários permanece inalterado, confirmando a assertiva do Cristo:
''Na época oportuna, Eu enviarei o Consolador, que ficará convosco
até o final dos tempos". As pesquisas de caráter científico no
passado, que comprovaram os postulados Kardequianos, adentrando
a Doutrina dos Espíritos portas a dentro das grandes universidades
do mundo, e as Academias científicas, para discussões e análise,
estas mesmas pesquisas, hoje estão esquecidas. Dizem que brasileiro
não tem memória e isto inclui os espíritas, com raras exceções. Se
perguntarmos quem porventura já estudou "Animismo e Espiritismo"
, de Aksakof; "Física Transcendental", de Zollner; "Tratado de
Metapsíquica", de Richet; Crookes, Bozzano, Delanne, e tantos
outros; "Revista Espírita", de Kardec, e mesmo as Obras Básicas do
Codificador, ficaremos estarrecidos ante a mediocridade das
respostas positivas, ante o manancial de conhecimento e
entendimento doutrinário-filosófico-científico que foi, está e estará
sendo desprezado, em nosso próprio detrimento. No entanto, vemos
que as novidades, muitas plenamente acordes com a Doutrina dos
Espíritos, e outras não, têm recebido atenção, estudo e discussão.
Sentimos de há muito tempo, que parece existir um movimento,
partindo de elementos arraigados a concepções terrenas, a posições
de destaque político dentro do movimento espírita, de relegar a
segundo e talvez mesmo a último plano, o estudo, a análise, a
pesquisa, a discussão destes grandes valores da literatura espírita,
verdadeiro manancial de luz, inclusive das obras de Kardec. Um
exemplo: a Revista Espírita de Kardec teve sua edição encalhada por
falta de incentivo. Outro exemplo: a FEB editou o livro de Zollner,
Physica Transcendental (isto mesmo com PH) sabem quando? Em
1908, e nunca mais. Verificamos sim, edições e mais edições de livros
com mensagens repetitivas, falando a mesma abordagem, com
linguagem melíflua, subjetiva, padresca, praticamente sem conteúdo
doutrinário, insinuosa a comportamento de bondade exterior, sem
levar em conta a recomendação maior do Cristo: Conheça a Verdade
e ela vos tornará livres. Tais comportamentos induzem a transformar
as Casas Espíritas, os Centros Espíritas e o movimento em casas,
centros e movimentos igrejeiros, místicos. Na atualidade, são raras
as pesquisas de laboratório, objetivas, com critério científico, em
busca da verdade. A grande maioria das pesquisas são subjetivas,
algumas de caráter científico, mas sem a comprovação real,
tornando-se, portanto, hipóteses de trabalho. São válidas? Sim.
Somente não trazem o selo da comprovação, e dessa forma não
podem ser encaradas como doutrinárias, no contexto da Doutrina dos
Espíritos. No que tange ao assunto perispírito, a comprovação
científica data do século passado, com as memoráveis experiências
de Zollner, Crookes, e outros, já esquecidos. Com base naquelas
mesmas experiências, comprovaram-se praticamente todos os
princípios básicos da Doutrina Espírita, sendo que inúmeras foram de
caráter laboratorial, cercada de todos os requisitos e rigores
científicos. Neste século, século de luzes, a objetividade de
determinadas pesquisas, iniciadas por "simples acasos" , trouxeram
mais conhecimentos e obviamente vieram alicerçar as comprovações
do que já esta comprovado. E vieram exatamente dos cientistas
materialistas. As pesquisas iniciadas por Semyon Kirlian e
prosseguidas por diversos cientistas da ex-URSS, alicerçaram aquelas
comprovações, já mencionadas. É importante frizar que as pesquisas
foram iniciadas em 1939 e o resultado comunicado ao mundo
científico em 1968. Constatou-se, experimentalmente: 1) A existência
da Bioenergia. Ao anunciar esta constatação, informou-se de que a
Bioenergia é: a - responsável por todos os processos da vida; b - que
todos os fenômenos físicos, químicos e biológicos sofrem a interação
da bioenergia; c - que todo o Universo está mergulhado na
bioenergia. d - Fazendo uma correlação doutrinária, veremos: -
Kardec nos traz e nos ensina sobre a existência do Fluido Cósmico
Universal. - André Luiz , em "Evolução em dois mundos", cap.I, Fluido
Cósmico, in forma: "O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do
Criador... Nesse elemento primordial, vibram e vivem , constelações
e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano". Constata-se, assim,
experimentalmente, a existência do Fluido Cósmico Universal,
cientificamente denominado Bioenergia. Questão de forma, não de
fundo. 2) A existência de um Campo Bioplasmático, ou Energético,
em todos os seres vivos, e igualmente na matéria inanimada. As
fotografias, denominadas de Fotografia do Campo Bioplasmático,
levaram os cientistas, inicialmente, à conclusão de que se tratava de
um simples fenômeno elétrico. Com o prosseguimento das pesquisas,
concluíram que o simples fenômeno elétrico sofria uma série de
variantes, tais como: a) poderia ser alterado; b) poderia ser
perturbado; c) era orientado; d) era dirigido; e) poderia ser anulado.
Verificou-se que tais comportamentos eram devidos a: 3) Existência
de um Corpo Bioplasmático. Teceremos comentários sobre sua
estrutura, adiante. No anúncio à comunidade científica, expôs-se que,
" O homem é muito mais do que uma máquina, e a fotografia Kirliana
demonstra mais dimensões que supúnhamos". Todas as coisas vivas
possuem não só um corpo físico, constituído de átomos e moléculas,
mas também , um corpo energético equivalente. - Perispírito - Corpo
Bioplasmático - Irradiação do Perispírito - Campo Bioplasmático
Conforme estudamos, em uma das propriedades do perispírito, a de
irradiação, Kardec nos informa que "o perispírito forma em torno do
corpo físico uma atmosfera..." . Vejamos bem, atmosfera - campo.
Comprovação científica, obtida experimentalmente. Questão de
forma, não de fundo. Demonstrou-se, experimentalmente, que o
Campo Bioplasmático ou Bioenergético varia de pessoa para pessoa,
dependendo de fatores fisiológicos, emocionais, psicológicos, mentais
etc. 4) A Transferência de energia (fluidos). As pesquisas
evidenciaram que "a cura psíquica envolve uma transferência de
energia do corpo bioplasmático do curador para o corpo bioplasmático
do paciente. As mudanças ocorridas nesse nível finalmente se
refletem no corpo físico, e curam-no, segundo se afirma". Estranha
coincidência. Allan Kardec, na Revista Espírita, setembro de 1865,
volume 9, pág. 258, ensina-nos que "o perispírito exerce papel
fundamental na transferência de fluidos", e diz: ''Sua ação fluídica se
transmite de Perispírito a Perispírito, e deste ao corpo material".
Igualmente em A Gênese, cap. XIV, item 31, informa: "Pela
identidade de sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito,
pode fornecer princípios reparadores ao corpo...". Novamente,
comprovação científica, experimentalmente. Novamente, questão de
forma, não de fundo. Abordamos, a seguir, o tema central : Estrutura
Íntima do Perispírito. Não há, ainda, experimentalmente comprovado,
qualquer estudo sobre a Estrutura Íntima do Perispírito. Existem
hipóteses, em decorrência das pesquisas levadas a efeito e em
andamento, e algumas válidas, no âmbito doutrinário. Vejamos uma
delas. Na Universidade de Kirov, em Alma-Alta, no Casaquestão, ex-
URSS, cientistas tomaram de uma folha de um vegetal, cortaram-na,
extraindo-lhe uma parte. Iniciada a pesquisa de fotografia do Campo
Bioenergético, o padrão de Energia de toda a folha ficou
evidenciando, apareceu. A energia em torno do local secionado foi
considerada uma espécie de Plasma. (Lembramos que em física, o
plasma é o quarto estado da matéria - torrentes de massas de
partículas ionizadas). Após várias pesquisas, constatou-se que se
cortar mais de um terço da folha, ela "morre" e seu corpo energético
desaparece. Verificou-se, também, que quando um ser humano perde
um dedo, um braço, ou tem uma perna amputada, ainda conserva o
Corpo Bioenergético, equivalente. Constatou-se que quando o corpo
bioenergético desaparece, a planta, animal ou o ser morre. Que era
esse Duplo? Verificou-se que era uma espécie de constelação
elementar, semelhante ao plasma, feito de elétrons e prótons
ionizados, excitados, e possivelmente de outras partículas. Ao mesmo
tempo, porém, o corpo energético não é apenas formado de
partículas. Não é um sistema caótico. É, por isso mesmo, todo um
organismo unificado. Atua como unidade, e como unidade, emite os
próprios campos eletromagnéticos e é a base de campos biológicos.
Um dos traços mais característicos é a sua organização espacial
específica. Possui forma. No seu interior, os processos têm seu
próprio movimento, absolutamente diverso do padrão de energia do
corpo físico. O corpo energético também é polarizado. O plasma
biológico do corpo energético é específico de cada organismo, de
cada tecido, e possivelmente de cada biomolécula. A especialidade
determina a forma do organismo. Pesquisam-se, ainda, se este
mesmo corpo energético, não seria uma espécie de Padrão
Organizador, invisível, inerente aos seres vivos. Neste campo, o Dr.
Alexandre Studitsky, do Instituto de Morfologia Animal de Moscou,
picou um tecido muscular em pedaços ínfimos, e colocou-os na ferida
feita no corpo de um rato. A partir daqueles pedaços, no corpo
reconstituiu um músculo inteiramente novo, como se naquelas células
existisse um padrão organizador. Concluindo, vemos que não há,
ainda, consenso científico sobre as pesquisas que estão se
desenvolvendo no mundo. Dessa forma, conclamamos a todos a
atender a mensagem-apelo de Bezerra de Menezes: Jesus é a porta.
Kardec a chave.
Grupo Espírita Bezerra de Menezes
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