A Caminho da Luz

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VACINA CONTRA FOFOCA...

VACINA CONTRA FOFOCA...



(Sócrates)

NA ANTIGA GRÉCIA, SÓCRATES,

FOI FAMOSO POR SUA SABEDORIA E PELO GRANDE
RESPEITO QUE PROFESSAVA A TODOS.

UM DIA, UM CONHECIDO SE ENCONTROU

COM O GRANDE FILÓSOFO, E LHE DISSE:

_ Sabe o que escutei sobre teu amigo ?

Espera um minuto, replicou Sócrates.
Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes

por um pequeno exame.

Eu o chamo de exame do triplo filtro.
- Triplo filtro ? , perguntou o outro .

- Correto, continuou Sócrates.

Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma

boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer.
É por isso que o chamo de "Exame do triplo filtro"

O primeiro filtro é a VERDADE.

Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo ?

_ Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e ...

- Bem, disse Sócrates, então você realmente

não sabe se é certo ou não.

Agora me permita aplicar o segundo filtro,

o filtro da BONDADE.

É algo bom o que vai me dizer de meu amigo ?
_ Não, pelo contrário .
_ Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.

Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo,

ainda não poderia,

pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.

Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo ?
_ Não, na verdade não.
_ Bem, concluiu Sócrates.

Se o que desejas me dizer não é certo,

nem bom e tão-pouco me será útil,
... porque eu iria querer saber ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário