A Caminho da Luz

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“Vás e Não Peques Mais”

“Vás e Não Peques Mais”
Confiança, consolo, orientação e diretriz no ensinamento do Mestre Jesus. Ir e não errar mais.
Não é simples salvamento de quem isola e isenta até o irmão em desarmonia, dos seus erros e principalmente das consequências que deles advém, frutos legítimos da Lei de causas e efeitos.
A vida é uma sala de aula. O tempo o nosso mestre. As reencarnações são as riquíssimas oportunidades providenciadas por Deus, para que todos sejam tratados nos moldes da igualdade...
O rico comerciante, o hanseniano e o cego colocados em pauta de idênticas necessidades. O ambicioso, a adúltera e o incrédulo alinhados no prisma de responsabilidades em face de estreita visão na relação com o tempo, o próximo e os valores transitórios da economia, das afeições e da fé.
Assim o obsedado, o inconsciente e o desavisado; também o inexperiente, o imaturo e o ignorante são requisitados a sala de orientação do Mestre, recebendo em doses homeopáticas a medicação que orienta, instrui e enriquece o ser nas vinhas de trabalho, aprendizado e evolução.
A indicação de Jesus para que continuemos em caminho não é senha simples de libertação irresponsável, mas código de conduta á ser seguido daí em diante; oportunidade dada ao aluno faltoso e negligente para que enfrente á si mesmo na luta pela conquista de paz, entendimento e trabalho que o leve aos páramos da evolução... Ele asseverou enfaticamente: “Não vim destruir a lei, mas dar-lhe prosseguimento”.
A lei é Divina e Natural e oportuniza á todos, os recursos, tempo e experiências necessárias á rearmonização e a permanência na conduta reta, tal o ensinamento prescrito.
A família neste mundo de provas e expiações significa ainda “a porta estreita” do conselho evangélico. E por extensão a sociedade humana enquanto soma de todas as famílias. Nela encontramos afinidades e desafeições, mas também os pais e mães por protetores incansáveis, determinados e vigilantes no que concerne ao nosso aprendizado.
Assim: “Não pecar mais”, é assertiva segura e insubstituível para todos quantos já compreenderam por experiências próprias o significado contundente da dor e do sofrimento e já estão cansados de tanto penar.
Nascidos simples e ignorantes como se fôramos vasos vazios capazes de se locupletar pelos caminhos, pelos campos, pelos tempos, pelas vidas. Utilizando os equipamentos que o Pai se nos outorga na busca pela toga de luz que temos direito ao aceitarmos o trabalho, a educação, o conhecimento como equipamentos de transformação da simplicidade e da ignorância em luz e bondade, em amor e liberdade...
A inciência de si leva o ser a experienciação que é sempre a soma de acertos e erros e a utilizar os primeiros equipamentos tais como o instinto e agressividade na busca pela sobrevivência. Esse caminho, talvez o mais longo do nosso roteiro existencial que nos leva a impregnação de hábitos e condutas, que condicionam o nosso modo de ser e de viver. Mas, é nessa luta que desenvolvemos e sutilizamos esses mesmos mecanismos que serão outros num futuro longínquo, quando abrirmos as asas da espiritualidade dormentes em nossa consciência.
E mesmo passando pelos rituais que a mitologia propagou, mesmo aceitando o comando de religiosos das crenças humanas, mesmo teimando numa incredulidade pueril e abraçando a ciência como se fora simples contradita a fé estabelecida, descobrimos que as leis de Deus estão realmente em nossa consciência, posto que cansamos do sofrer e de rodopiar sobre os mesmos passos; então começamos á prestar atenção ás falas do Mestre Jesus.
Assim ao ouvir hoje, depois de tantas andanças vazias, as assertivas do Mestre, soa-nos aos tímpanos como nova prece, benesse aos inválidos e andarilhos do tempo, o argumento filosófico existencial ganha foros de uma nova moral. “Não pecar mais” é reconduzir-se aos caminhos da harmonia, do respeito e amor ao próximo, do auto descobrimento, entendendo agora o por que das adversidades, das provas e expiações no enredo dos nossos destinos.
Descobrimos que orgulho, egoísmo e vaidade são condutas ilusórias e desastrosas na seara das relações humanas, nos mais variados campos de afetividade em que nos envolvemos por força mesmo das necessidades da vida, do crescimento e da maturidade espiritual que é pauta primordial nos trabalhos de ajustes e aprimoramentos constantes de nossas obrigações pessoais no trato próprio e com o próximo.
“Não pecar mais” é aprender a utilizar as ferramentas da alma pra diminuir a inflação moral, reabastecendo a economia existencial, posto que deixaremos dores e sofrimentos, corpos incompletos ou atrofiados, inimigos e desafetos e toda gama de adversidades nas sombras de um passado delituoso ou improdutivo, para alcançarmos manhãs de luz nos horizontes de um novo comportamento e conduta.
Eis por que Jesus, enquanto ciência e luz, enquanto amor e liberdade, orientou com extrema propriedade: “Vá e não peques mais.” E ai fica claro em nossa mente e coração, por que também Ele afirmou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário