A Caminho da Luz

domingo, 29 de janeiro de 2012

Tolerância, estrada para a paz.

Olá a todos, Tolerância é a moralidade de não atropelar a moral alheia com a própria. Trata-se de um grande desafio, para os cientistas, em geral, acostumados a levantar pedantes batalhas, para, intolerantemente, fazerem prevalecer seus dogmas, esquecendo-se do que já afirmou Voltaire: É preferível a Virtude à Ciência. (...)

Critério para viabilização prática do direito à tolerância é um só: a visibilidade dessa fundamental liberdade humana
.






No campo espiritual, de nada adianta utilizarmos a máscara da hipocrisia, sendo simpáticos e gentis no convívio social, e, ao mesmo tempo, sermos implacáveis juízes da conduta alheia em nossos pensamentos. A tolerância verdadeira se manifesta de dentro para fora, ou seja, não criticamos porque não pensamos mal. Se não há tolerância em nosso interior, cedo ou tarde expressaremos nossas idéias reais, por maior que seja nossa polidez, e correremos então o sério risco de faltar com caridade para com nossos semelhantes.



                        Somos todos diferentes e essa diferença é um recurso divino para promover o nosso aprendizado na Terra. Se não exercitarmos a tolerância, além de desperdiçarmos a oportunidade de aprender e evoluir, semearemos conflito em terrenos em que se deveria cultivar a amizade.



                        Não podemos exigir que as pessoas pensem e ajam à nossa maneira. Coloquemo-nos no lugar dos outros para melhor compreendê-los.



                        O cultivo da tolerância traz paz aos relacionamentos, mas não apenas isso: ao aceitarmos a idéia de que devemos permitir que cada um siga o caminho que lhe é próprio, trilhamos a estrada que leva à paz dentro de nós mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário