A Caminho da Luz

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dor, sofrimentos humanos... marcas constantes junto ao coração de um ser que dedicou sua vida útil ao semelhante. Bezerra de Menezes foi assim...

Dor, sofrimentos humanos... marcas constantes junto ao coração de um ser que dedicou sua vida útil ao semelhante. Bezerra de Menezes foi assim...

Em nós, desenvolver o sentimento de piedade e compreensão da dor e do sofrimento alcança-se após estudarem-se os valores do progresso moral e do progresso intelectual. Não há como esconder este fato: os grandes sofrimentos produzem sempre alguma transformação.

Para melhor, naqueles que fazem de suas existências um viveiro de novas idéias e de progresso para o espírito imortal; para pior, naqueles em que a revolta predomina e os sentimentos da injustiça e do desencanto estão sempre presentes em suas vidas.

Bezerra foi um espírito que desde cedo entendeu o mecanismo da dor como instrumento do progresso. Percebeu isto em si, nos momentos de pobreza durante sua juventude; quando experimentou a viuvez; quando passou pela falência e quando, homem político, tentou ajudar a sociedade em que vivia, dando os seus primeiros passos na direção do socorro às multidões.

Convidado às lides espíritas, aprimorou-se em sua percepção o que vinha a ser a dor dos semelhantes, já que incorporou à visão da dor física a da dor moral.

Neste particular, não se pode esquecer que, para ajudar àqueles que sofriam, Bezerra, espírito antigo, sempre buscou inspiração no Evangelho de Jesus.

Na época em que aqui viveu, caminhou ao lado da dor, sempre se valendo de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" - este, um verdadeiro instrumento de luz, paz e compreensão das fraquezas humanas que atraem, por sua vez, as dores morais e físicas.

Observando a pobreza, o sofrimento, o trabalho desenvolvido pelos fiéis amigos do Evangelho, Bezerra foi construindo, a pouco e pouco, a sua percepção acerca da dor, até chegar à classificação popular de "médico dos pobres".

Aqueles que desejam caminhar seguindo os passos do generoso Apóstolo do Bem devem procurar instruir seus próprios espíritos em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", buscar nas visitas aos enfermos em geral a inspiração generosa para dar-lhes a melhor parcela do seu viver, estimular em si mesmos a prática bondosa da caridade moral e material, tudo isto com vistas ao próprio desenvolvimento da percepção das dores e sofrimentos humanos.

Assim o fazendo, certamente se há de chegar junto àquele que sempre desenvolveu os melhores sentimentos ditados pelo coração.

Paz!

Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário