A Caminho da Luz

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NO LONGE DO JARDIM

A vida, na Terra, é uma viagem de bênçãos, na qual, o trabalho faz-se semente de luz colocada nos sulcos das experiências individuais, a fim de que germine, transformando-se em estrela de amor que fulgure por todo o sempre.
Há, no entanto, na atualidade, muitos tratos de solo a cultivar, representados pela diversidade das criaturas humanas: glebas áridas, em forma de sentimentos estiolados; altiplanos de acesso difícil, expressando paixões perturbadoras; vales vencidos pela erosão, traduzindo esperanças diluídas pelo sofrimento; pântanos ameaçadores, representando malogro de ambições que se envenenaram; paisagens de sombra, matas impenetráveis, campos perdidos, refletindo estados íntimos de revolta, medo e indiferença... No longe do jardim, porém, há paz e beleza, alegria e amor, saúde e felicidade para quem se disponha a vencer os desafios da terra que tem pela frente para trabalhar e produzir, com olhos postos no futuro promissor. Somos todos jardineiros da vida, aumentando recursos e valorizando oportunidades.
QUANDO
Senhor! – rogou o discípulo, emocionado – quando identificarei a plenitude da paz e da felicidade, jornadeando neste mundo torvo, atribulado, de enfermidades e violências? O compassivo Mestre penetrando-o com a magia do seu encantamento, respondeu: Quando puderes ver com a suavidade do meu olhar as mais graves ocorrências, sem precipitares julgamentos, remontando as causas; quando lograres ouvir com a paciência da minha compreensão generosa; quando puderes falar-auxilando, sem acusação nem desculpismo; quando agires com misericórdia, mesmo sob as mais árduas penas e prosseguires intimorato na senda do bem entre abrolhos pontiagudos, confiando nos objetivos superiores, já não serás tu, mais sim eu quem vive em ti, e, identificado comigo, fruirás de felicidade e paz. O aprendiz ouviu, meditou, e, levantando-se, partiu pela estrada do serviço ao próximo, intentando conjugar o verbo amar, sem cansaço, sem ansiedade, sem receio.

Trechos retirados do Livro: NO LONGE DO JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário