PRECES POR AQUELE MESMO QUE ORA
Aos anjos guardiães e aos Espíritos protetores
11. PREFÁCIO. Todos temos, ligado a nós, desde o nosso nascimento, um Espírito bom, que nos tomou sob a sua proteção. Desempenha, junto de nós, a missão de um pai para com seu filho: a de nos conduzir pelo caminho do bem e do progresso, através das provações da vida. Sente-se feliz, quando correspondemos à sua solicitude; sofre, quando nos vê sucumbir.
Seu
nome pouco importa, pois bem pode dar-se que não tenha nome conhecido
na Terra. Invocamo-lo, então, como nosso anjo guardião, nosso bom gênio.
Podemos mesmo invocá-lo sob o nome de qualquer Espírito superior, que
mais viva e particular simpatia nos inspire.
Além
do Anjo guardião, que é sempre um Espírito superior, temos Espíritos
protetores que, embora menos elevados, não são menos bons e magnânimos.
Contamo-los entre amigos, ou parentes, ou, até, entre pessoas que não
conhecemos na existência atual. Eles nos assistem com seus conselhos e,
não raro, intervindo nos atos da nossa vida. Espíritos simpáticos são os
que se nos ligam por uma certa analogia de gostos e pendores. Podem ser
bons ou maus, conforme a natureza das inclinações nossas que os
atraiam.
Os
Espíritos sedutores se esforçam por nos afastar das veredas do bem,
sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas
fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes facultam
acesso à nossa alma. Alguns há que se nos aferram, como a uma presa, mas
que se afastam, em se reconhecendo impotentes para lutar contra a nossa vontade.
Deus,
em o nosso anjo guardião, nos deu um guia principal e superior e, nos
Espíritos protetores e familiares, guias secundários. Fora erro, porém,
acreditarmos que forçosamente, temos um mau gênio ao nosso lado, para contrabalançar as boas influências que sobre nós se exerçam. Os maus Espíritos acorrem voluntariamente, desde
que achem meio de assumir predomínio sobre nós, ou pela nossa fraqueza,
ou pela negligência que ponhamos em seguir as inspirações dos bons
Espíritos. Somos nós, portanto, que os atraímos. Resulta desse fato que
jamais nos encontramos privados da assistência dos bons Espíritos e que
de nós depende o afastamento dos maus. Sendo, por suas imperfeições, a
causa primária das misérias que o afligem, o homem é, as mais das vezes,
o seu próprio mau gênio. (Cap. V, nº 4.)
A
prece aos anjos guardiães e aos Espíritos protetores deve ter por
objeto solicitar-lhes a intercessão junto de Deus, pedir-lhes a força de
resistir às más sugestões e que nos assistam nas contingências da vida.
12. Prece. -
Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes
por missão assistir os homens e conduzi-los pelo bom caminho,
sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-la sem
queixumes; livrai-me dos maus pensamentos e fazei que eu não dê entrada a
nenhum mau Espírito que queira induzir-me ao mal. Esclarecei a minha
consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o
véu do orgulho, capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim
mesmo.
A
ti sobretudo, N..., meu anjo guardião, que mais particularmente velas
por mim, e a todos vós, Espíritos protetores, que por mim vos
interessais, peço fazerdes que me torne digno da vossa proteção.
Conheceis as minhas necessidades; sejam elas atendidas, segundo a
vontade de Deus.
13.
(Outra) - Meu Deus, permite que os bons Espíritos que me cercam venham
em meu auxílio, quando me achar em sofrimento, e que me sustentem se
desfalecer. Faze, Senhor, que eles me incutam fé, esperança e caridade;
que sejam para mim um amparo, uma inspiração e um testemunho da tua
misericórdia. Faze, enfim, que neles encontre eu a força que me falta
nas provas da vida e, para resistir às inspirações do mal, a fé que
salva e o amor que consola.
14.
(Outra) - Espíritos bem-amados, anjos guardiães que, com a permissão de
Deus, pela sua infinita misericórdia, velais sobre os homens, sede
nossos protetores nas provas da vida terrena. Dai-nos força, coragem e
resignação; inspirai-nos tudo o que é bom, detende-nos no declive do
mal; que a vossa bondosa influência nos penetre a alma; fazei sintamos
que um amigo devotado está ao nosso lado, que vê os nossos sofrimentos e
partilha das nossas alegrias. E tu, meu bom anjo, não me abandones.
Necessito de toda a tua proteção, para suportar com fé e amor as provas
que praza a Deus enviar-me.
Para afastar os maus Espíritos
15. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que limpais por fora o copo e o prato e estais, por dentro, cheios de rapinas e impurezas. - Fariseus cegos, limpai primeiramente o interior do copo e do prato, a fim de que também o exterior fique limpo. - Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que vos assemelhais a sepulcros branqueados, que por fora parecem belos aos olhos dos homens, mas que, por dentro, estão cheios de toda espécie de podridões. - Assim, pelo exterior, pareceis justos aos olhos dos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidades. (S. MATEUS, cap. XXIII, vv. 25 a 28.)
16. PREFÁCIO. Os maus Espíritos somente procuram os lugares onde encontrem possibilidades de dar expansão à sua perversidade. Para os afastar, não basta pedir-lhes, nem mesmo ordenar-lhes que se vão; é preciso que o homem elimine de si o que os atrai. Os Espíritos maus farejam as chagas da alma, como as moscas farejam as chagas do corpo.
Assim como se limpa o corpo, para evitar a bicheira, também se deve limpar de suas impurezas a alma, para evitar os maus Espíritos. Vivendo num mundo onde estes pululam, nem sempre as boas qualidades do coração nos põem a salvo de suas tentativas; dão, entretanto, forças para que lhes resistamos.
17. Prece. - Em nome de Deus Todo-Poderoso, afastem-se de mim os maus Espíritos, servindo-me os bons de antemural contra eles.
>Espíritos malfazejos, que inspirais maus pensamentos aos homens; Espíritos velhacos e mentirosos, que os enganais; Espíritos zombeteiros, que vos divertis com a credulidade deles, eu vos repilo com todas as forças de minha alma e fecho os ouvidos às vossas sugestões; mas, imploro para vós a misericórdia de Deus.
Bons Espíritos que vos dignais de assistir-me, dai-me a força de resistir à influência dos Espíritos maus e as luzes de que necessito para não ser vítima de suas tramas. Preservai-me
do orgulho e da presunção; isentai o meu coração do ciúme, do ódio, da malevolência, de todo sentimento contrário à caridade, que são outras tantas portas abertas ao Espírito do mal.
Para pedir um conselho
24. PREFÁCIO. Quando estamos indecisos sobre o fazer ou não fazer uma coisa, devemos antes de tudo propor-nos a nós mesmos as questões seguintes:
1ª - Aquilo que eu hesito em fazer pode acarretar qualquer prejuízo a outrem?
2ª - Pode ser proveitoso a alguém?
3ª - Se agissem assim comigo, ficaria eu satisfeito?
Se o que pensamos fazer, somente a nós nos interessa, licito nos é pesar as vantagens e os inconvenientes pessoais que nos possam advir.
Se interessa a outrem e se, resultando em bem para um, redundará em mal para outro, cumpre, igualmente, pesemos a soma de bem ou de mal que Se produzirá, para nos decidirmos a agir, ou a abster-nos.
Enfim, mesmo em se tratando das melhores coisas, importa ainda consideremos a oportunidade e as circunstâncias concomitantes, porquanto uma coisa boa, em si mesma, pode dar maus resultados em mãos inábeis, se não for conduzida com prudência e circunspecção. Antes de empreendê-la, convém consultemos as nossas forças e meios de execução.
Em todos os casos, sempre podemos solicitar a assistência dos nossos Espíritos protetores, lembrados desta sábia advertência: Na dúvida, abstém-te. (Cap. XXVIII, nº 38.)
Nas aflições da vida
26. PREFÁCIO. Podemos pedir a Deus favores terrenos e Ele no-los pode conceder, quando tenham um fim útil e sério. Mas, como a utilidade das coisas sempre a julgamos do nosso ponto de vista e como as nossas vistas se circunscrevem ao presente, nem sempre vemos o lado mau do que desejamos, Deus, que vê muito melhor do que nós e que só o nosso bem quer, pode recusar o que pecamos, como um pai nega ao filho o que lhe seja prejudicial. Se não nos é concedido o que pedimos, não devemos por isso entregar-nos ao desânimo; devemos pensar, ao contrário, que a privação do que desejamos nos é imposta como prova, ou como expiação, e que a nossa recompensa será proporcionada à resignação com que a houvermos suportado. (Cap. XXVII, nº 6; cap. II, nº 5 a nº 7.
27. Prece. - Deus Onipotente, que vês as nossas misérias, digna-te de escutar, benevolente, a súplica que neste momento te dirijo. Se é desarrazoado o meu pedido, perdoa-me; se é justo e conveniente segundo as tuas vistas, que os bons Espíritos, executores das tuas vontades, venham em meu auxílio para que ele seja satisfeito.
Como quer que seja, meu Deus, faça-se a tua vontade. Se os meus desejos não forem atendidos, é que está nos teus desígnios experimentar-me e eu me submeto sem me queixar.
Faze que por isso nenhum desânimo me assalte e que nem a minha fé nem a minha resignação sofram qualquer abalo. (Formular o pedido.)
Pelas pessoas a quem tivemos afeição
62. PREFÁCIO. Que horrenda é a idéia do Nada! Quão de lastimar são os que acreditam que no vácuo se perde, sem encontrar eco que lhe responda, a voz do amigo que chora o seu amigo! Jamais conheceram as puras e santas afeiçoes os que pensam que todo morre com o corpo; que o gênio, que com a sua vasta inteligência iluminou o mundo; é uma combinação de matéria, que, qual sopro, se extingue para sempre; que do mais querido ente, de um pai, de uma mãe, ou de um filho adorado não restará senão um pouco de pó que o vento irremediavelmente dispersará.
Como pode um homem de coração conservar-se frio a essa idéia? Como não o gela de terror a idéia de um aniquilamento absoluto e não lhe faz, ao menos, desejar que não seja assim? Se até hoje não lhe foi suficiente a razão para afastar de seu espírito quaisquer dúvidas, aí está o Espiritismo a dissipar toda incerteza com relação ao futuro, por meio das provas materiais que dá da sobrevivência da alma e da existência dos seres de além-túmulo.
Tanto assim é que por toda a parte essas provas são acolhidas com júbilo; a confiança renasce, pois que o homem doravante sabe que a vida terrestre é apenas uma breve passagem conducente a melhor vida; que seus trabalhos neste mundo não lhe ficam perdidos e que as mais santas afeições não se despedaçam sem mais esperanças. (Cap. IV, n° 18; Cap. V, n°21.)
63. Prece. - Digna-te, ó meu Deus, de acolher, benévolo, a prece que te dirijo pelo Espírito N... Faze-lhe entrever as claridades divinas e torna-lhe fácil o caminho da felicidade eterna. Permite que os bons Espíritos lhe levem as minhas palavras e o meu pensamento.
Tu, que tão caro me eras neste mundo, escuta a minha voz, que te chama para te oferecer novo penhor da minha afeição. Permitiu Deus que te libertasses antes de mim e eu disso me não poderia queixar sem egoísmo, porquanto fora querer-te sujeito ainda às penas e sofrimentos da vida. Espero, pois, resignado, o momento de nos reunirmos de novo no mundo mais venturoso no qual me precedeste.
Sei que é apenas temporária a nossa separação e que, por mais longa que me possa parecer, a sua duração nada é em face da ditosa eternidade que Deus promete aos seus escolhidos. Que a sua bondade me preserve de fazer o que quer que retarde esse desejado instante e me poupe assim à dor de te não encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.
Oh! quão doce e consoladora é a certeza de que não há entre nós mais do que um véu material que te oculta às minhas vistas! de que podes estar aqui, ao meu lado, a me ver e ouvir como outrora, senão ainda melhor do que outrora; de que não me esqueces, do mesmo modo que eu te não esqueço; de que os nossos pensamentos constantemente se entrecruzam e que o teu sempre me acompanha e ampara.
Que a paz do Senhor seja contigo
PRECE DE CÁRITAS
Deus,
nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, daí a força àqueles que
passam pela provação, daí a luz àquele que procura a verdade, ponde no
coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Daí ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Daí ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores espalharem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como
Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh!
Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a
vossa misericórdia.
Deus! Daí-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; daí-nos a caridade pura, daí-nos a fé e a razão; daí-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.
NOTAS:
(1) Orações extraídas do livro "Evangelho segundo o Espiritismo",
(2) Números que precedem as orações são os mesmos contidos no livro acima.
(3) Prece de Cáritas, extraída do livro "Preces", .
(4)Nota
da Editora à 28.ª edição, em 1973: “Esta prece foi extraída da obra
francesa “Rayonnements de Ia Vie Spirituelle”, psicografada pela
médium Mme. W. Krell, publicada em Bordéus, em 1873, contendo mensagens
de Musset, Lamartine, E. Pöe, Espírito de Verdade, Hahnemann, Éraste,
Mélanchthon e outros, inclusive trabalhos diversos do mesmo Espírito
Carita (Cáritas).
No
quarto parágrafo do original francês há uma palavra que foi
necessariamente suprimida mais tarde — aujourd’hui (hoje) —, por se
tratar de alusão direta ao dia de Natal, no qual foi a prece ditada.
Eis
o parágrafo aludido: “Piété, mon Dieu, pour celui qui ne vous connaît
pas, espoir pour celui qui souffre! Que votre bonté permette aujourd’hui
aux esprits consolateurs de répandre partout Ia paix, l’espérance et la
foi!” Para outros detalhes, vide “Reformador” de 1972, páginas 37/8.
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