A Caminho da Luz

domingo, 10 de junho de 2012

JESUS E AS RELIGIÕES NÃO-CRISTÃS


JESUS E AS RELIGIÕES NÃO-CRISTÃS
Quem se debruçar sobre a história das religiões, nomeadamente das religiões não cristãs, poderá constatar que Jesus é respeitado, reverenciado e admirado por praticamente todos os povos do planeta.
Todas as grandes religiões, quer sejam monoteístas (que acreditam em um Deus único) ou politeístas, consideram Jesus como um Ser Sublime, dos mais evoluídos que tocaram a Terra. Alguns estudiosos vão mais longe na explanação das sua teorias : Há quem acredite que Jesus viveu na Índia entre os 18 e os 30 anos (período em que a Bíblia nada refere sobre a vida de Jesus), e lá estudou o Hinduismo e o Budismo, incorporando elementos dessas religiões nas suas pregações. Há os que acreditam que Jesus era versado nos ensinamentos da cabala, muito populares na Palestina na época em que viveu, e passava mensagens subliminares nos discursos que proferia.
Tais afirmações, porém, não encontram consenso, pois não existem elementos históricos e/ou arqueológicos que sejam igualmente aceites por toda a comunidade científica.
Refira-se que há um ramo do Judaísmo, o Judaísmo Messiânico, cada vez com mais aderentes, que segue as tradições religiosas judaicas, mas que também acredita na figura de Jesus como sendo o messias esperado pela tradição profética judaica.
Aafastando as conjecturas, ficam-nos duas realidades: A imagem de Jesus histórico, apoiada nos escritos, nos documentos e no material arqueológico, e a Mensagem de Paz e de Amor que Jesus pregou e que encontra resposta em praticamente todas as religiões não cristãs.
Na verdade, o modo como as grandes religiões encaram Jesus só difere de algumas igrejas cristãs, nomeadamente a católica, num ponto: a sua natureza divina. Os católicos e as outras igrejas evangélicas cristãs acreditam que Jesus teria sido, ao mesmo tempo, o filho de Deus e a encarnação Dele na Terra. As grandes religiões não cristãs – Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo – rejeitam a idéia de que Jesus tenha sido a encarnação de Deus na Terra, ou que tenha sido gerado por emanação divina.
Examinando com algum cuidado os factos históricos e os conceitos que se encerram em cada uma das grandes religiões, facilmente se entende como esse raciocínio faz sentido. Os concílios, e os interesses de natureza económica e política, estenderam ao longo dos séculos um manto de ocultação de verdades, procurando manter, para sua conveniência, a ignorância das populações. Muitos ainda não sabem, por exemplo, que a igreja católica se formou como uma dissidência do Judaísmo, religião oficial do povo judeu, que existe desde aproximadamente 2.100 a.C. e nasceu como o primeiro culto monoteísta da história; ou que Antigo Testamento é a chamada Bíblia Hebraica, livro Sagrado para as três religiões abraâmicas, as que têm Abraão como Profeta comum – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Durante séculos, interesses de vária ordem têm dado especial relevância às contradições existentes entre as diversas religiões, e maior destaque às suas diferenças, do que aos aspectos em que são comuns e coincidentes, esses sim de grande importância para a Humanidade.
O Islamismo, a religião mais popular do mundo árabe, com 1,2 bilhão de adeptos, também é uma dissidência do Judaísmo. Para os islâmicos, Jesus seria o messias, mas teria falhado na missão recebida na Terra e não teria morrido na cruz.
É importante referir que uma parte dos cristãos, antes mesmo de Maomé, já duvidava da versão dos quatro Evangelhos Cânonicos. Alguns dos Evangelhos apócrifos dos séculos I, II e III d. C. chegam a afirmar que Jesus teria sobrevivido à experiência da crucificação.
Uma vez mais, não existem elementos históricos ou arqueológicos que permitam sustentar qualquer das versões.
Para os islâmicos, Jesus foi um grande profeta, mas não o filho de Deus. Ele seria, na verdade, mais um dos profetas judaicos, como Abraão e Moisés, capazes de “falar”directamente com Deus.
Estabelecer uma relação entre Jesus e o Hinduísmo pode parecer tarefa difícil, mas não é. Os hindus acreditam que Jesus é um “avatar” (uma encarnação divina que veio à Terra voluntariamente, para ajudar na salvação da humanidade, sem benefício próprio).
Para compreender a forma como os hindus vêem Jesus, é preciso conhecer um pouco desta doutrina, que tem hoje cerca de 650 milhões de seguidores, a maioria na Índia. O Hinduísmo é a primeira religião a acreditar na reencarnação e no carma. Para os hindus, todo o ser vivo (humano ou não) possui um espírito imortal, que reencarna sucessivas vezes até alcançar um estágio de perfeição.
Mas nem todos os hindus vêem Jesus como um “avatar”. A maioria prefere encarar Jesus Cristo como um “shidda”, um espírito que teria alcançado o estágio de perfeição que a maioria das almas da humanidade continuam a buscar. Ele não chegaria a ser um Deus. Teria sido um sábio, mas de natureza somente humana.
Outra religião que vê Jesus de forma idêntica é o Budismo. Há que observar, contudo, que a raíz do Budismo está no Hinduísmo. No Budismo, o princípio indiano do samsara – a lógica da reencarnação – também forma a base da doutrina.
Como os hindus, os budistas acreditam no nirvana, que corresponderia ao estágio de iluminação absoluta – o Céu dos cristãos, ou a dimensão perfeita dos espíritas. Aqueles que o atingem são denominados bodhisattvas, ou encarnações terrenas do deus Vishnu (o príncipe indiano Siddharta Gautama, o Buda, que viveu há 2.500 anos e teria sido a nona encarnação dessa divindade).
Muitos budistas acreditam que Jesus Cristo foi um bodhisattva que desceu à Terra para tentar ajudar a humanidade. Para alguns budistas, Jesus teria sido uma reencarnação de Buda. A idéia de que Jesus pudesse ser filho de Deus, ou parte de uma Santa Trindade, não encontra adeptos no Budismo.
A reencarnação viria a transformar-se, no século XVIII,como sabemos, no pilar mais importante do Espiritismo. Em certa medida, o Espiritismo tem uma posição semelhante, muito embora a teoria das reencarnações, para os espíritas, seja diferente da que é defendida pelo Hinduísmo. Segundo a Doutrina Espírita, os espíritos existem em muitas dimensões. As acções de cada indivíduo durante as vidas pretéritas e a actual determinam que o espírito ascenda de dimensão ou permaneça na mesma. No entanto, mera questão de tempo, o Espírito irá evoluir, pois é essa a sua missão.
O Espiritismo ensina que Jesus foi uma encarnação do espírito mais evoluído que existiu na Terra. Veio para ensinar os espíritos menos evoluídos de que podem atingir, também, aquele patamar, e que estão compelidos a fazê-lo através da prática do Bem e da expiação dos maus actos do passado, pois a evolução espiritual não tem retrocesso. O Espiritismo aceita a idéia de que Jesus seja um filho de Deus tal como nós, mas não que fosse uma encarnação terrena do próprio Deus.
É por isso que doutrina espírita ensina a respeitar todas as religiões, crst^s e não cristâs, pois todas elas são caminhos para Deus.
Como se pode constatar, nenhuma das grandes religiões da humanidade discute a importância e a validade dos ensinamentos de Jesus. Todas as divergências estão fundamentadas na relação que ele mantinha com Deus (ou deuses, dependendo da religião). Até mesmo os agnósticos (os que crêem numa força superior que não seja necessariamente uma entidade consciente) respeitam os seus ensinamentos.
A Palavra de Jesus encontrou eco em todas as religiões, o que deixa antever que os seus ensinamentos serão abraçados por toda a Humanidade, e que cada um na sua religião e no seu estado evolutivo, poderá dar expressão à grande máxima: “Amar o próximo como a ti mesmo”, e a prática do Bem espalhar-se-á por todo o planeta!


3 comentários:

  1. Para os que acreditam que Jesus viveu na Índia entre os 18 e os 30
    esqueçam R- Jesus viveu, dos 12 aos 30 anos, uma rotina normal pois . Ajudava o pai na carpintaria e fazia o que jovens de sua idade faziam.SIM,era conhecido como o Jesus filho da dona MARIA e do seu ZÉ ali estava ainda o JESUS no seu estado natural com limitações igual a mim e vc, Ele tinha que cumprir sua missão de honrar seus pais terreno até que recebesse a liberação de seu PAI CELESTIAL.de iniciar sua grande missão.
    Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo – rejeitam a ideia de que Jesus tenha sido a encarnação de Deus na Terra, Quanto a estes rejeitarem tal fundamento,não quer dizer que muitos dos que estavam inserido nessas ideologias não estão vindo a JESUS através do anúncio do evangelho. SIM isso está acontecendo nos nossos dias e vidas estão sendo restauradas. Sobre sua rejeição, vizinhos de JESUS o rejeitaram no inicio porque fugia da compreensão em aceitar que aquele vizinho que todos conheciam como filho da dona MARIA e do seu ZÉ, agora se dizia filho de DEUS,claro que é pedir de mais.
    Até os sacerdotes diziam a mesma coisa: João 6, 42 lemos: “Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo Pai e Mãe conhecemos?”agora tá dizendo que é filho de DEUS,não ,esse tem demônio,é oque diziam.
    É preciso que entendam que JESUS não tem interesse de forçar uma conversão mundial em torno de seu nome ,ainda que tenha poder pra isso,pois ele está atrás de um conjunto de qualidade de pessoas que desejam ir a ele ainda que isso lhe custe suas vidas,ele não está atrás de quantidade assim como muitas religiões acima sitado.
    Maomé no islão pregou que se não converter através do convite então o faria na espada.
    JESUS porém disse ,eis que estou a porta e bato,quem ouvir minha voz e abrir a porta (coração) eu entrarei ,cearei com ele e ele comigo, viu a diferença?
    Outros já tem afinidades em ideologias orientais assim como seitas HINDUS por acreditarem que se reencarnarem várias vezes se salvarão.ou serão um deus ou um semideus, outros levam uma vida de pecado,acreditando que ao morrer pedem pra voltar num outro corpo para sofrer aqui antes de ir ao céu. ou seja ,não preciso de JESUS pra me salvar.
    A bíblia mostra que se vive uma vez,após isso é só juízo final.
    QUER se salvar? então arrepende te de seus pecados e confesse a JESUS como seu salvador e lave suas vestes através do batismo do arrependimento e nasça uma nova criatura.



    ResponderExcluir
  2. Para os islâmicos, Jesus seria o messias, mas teria falhado na missão recebida na Terra e não teria morrido na cruz. BEM isso é oque disse MAOMÉ, O próprio islão acabou de confirmar que JESUS era o MESSIAS ,acontece que assim como os judeus,os islâmico esperava um messias que liderasse a religião com espadas físicas (outra espada que existe é a palavra de DEUS) assim como o fez MAOMÉ,levando terror caso não se convertesse a o islão.O evangelho é diferente, pois leva o amor ao que te maltrata,então é mais sofrido além de ser mais lento,ou seja não leva tudo no peito,assim como o islão.Um muçulmano não leva desaforo,mas se um seguidor de CRISTO for desrespeitado conta até 10,então entra com sabedoria para sair ileso deixando o bom cheiro de seu MESTRE.
    CRISTO não falhou em sua missão pois sua voz tem chegado nos dias de hoje aos ouvidos de todo o mundo mas os que lhe pertence tenha certeza virão a ele.
    Para os hindus, todo o ser vivo (humano ou não) possui um espírito imortal, que reencarna sucessivas vezes até alcançar um estágio de perfeição.
    Antes de falar em ÍNDIA ,é importante focar em sua estoria,como tudo começou. OS descendentes que vieram a ser pai dos arianos que segundo afirmam, ha opiniões diversas sobre o período em que os Vedas foram escritos. Alguns historiadores acreditam que os Vedas foram escritos pelos Arianos, povo que chegou à Índia aproximadamente 2000 a.C. vindo da Europa Oriental e Ásia Central, conquistando a civilização do Vale do Indo.
    Então esses escritos vedas ou védicos é responsável por ÍNDIA viver oque é hoje,uma nação cheia de tantos deuses,cada dia chegando um,que nada fazem em prol de seus povos. Uma nação onde 90% do seu povo vivem em miséria onde seus mortos são lançado num rio que eles dizem, ser santo,enquanto bebem a mesma água que um corpo está boiando,
    Então esse invasores são da descendência dos filhos,dos filhos da geração de NINRODE que em rebelião contra DEUS edificou uma torre para marcar uma área onde seu plano era edificar um governo centralizado. Sim! nessa época os povos já eram dominado por esse rei poderoso que cultuava todo tipo de deus e costumes que vc vê hoje em ÍNDIA. pesquise e verá que DEUS parou a torre,confundiu os idiomas e esparramou os povos,fazendo com que as gerações destes viessem a gerar povos também idólatras se esquecendo do DEUS de seus pais NOÉ,levando essas gerações a povoar AFRICA e todas essas regiões como ÍNDIA e etc, POR essas nações como ÍNDIA não conhecem o DEUS verdadeiro e nasceu dentro das idolatrias,magia,astrologia ,ocultismo,culto aos mortos ,aos bichos,ao sol,as criaturas menos ao CRIADOR.

    ResponderExcluir
  3. JESUS SEGUNDO O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO

    O historiador judeu Flávio Josefo, escreveu sobre Jesus em sua obra "Antiguidades Judaicas" 18,3,3 parágrafos 63 e 64, por volta do ano 95 dC.

    Existem, porém, duas versões sobre o mesmo trecho, uma mais antiga, em língua grega, que testemunha a messianidade de Jesus, e uma tradução árabe que omite tal afirmativa.

    Alguns estudiosos afirmam que o testemunho da messianidade não se deve à pena de Josefo, tratando-se de uma interpolação acrescentada posteriormente por mão cristã; ocorre que o testemunho está presente em todos os códices e em concordância com o estilo de Josefo, motivo pelo qual boa parte dos estudiosos consideram o texto integralmente genuíno.

    Nesta página publicamos as duas versões e deixamos as conclusões por conta dos caros visitantes...

    Texto Grego:

    Naquela época vivia Jesus, homem sábio, se é que o podemos chamar de homem. Ele realizava obras extraordinárias, ensinava aqueles que recebiam a verdade com alegria e fez-se seguir por muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos o condenou à cruz, por denúncia dos maiorais da nossa nação, aqueles que o amaram antes continuaram a manter a afeição por ele. Assim, ao terceiro dia, ele apareceu novamente vivo para eles, conforme fora anunciado pelos divinos profetas e, a seu respeito, muitas coisas maravilhosas aconteceram. Até a presente data subsiste o grupo dos cristãos, assim denominado por causa dele.

    Texto Árabe:

    Naquela época vivia Jesus, homem sábio, de excelente conduta e virtude reconhecida. Muitos judeus e homens de outras nações converteram-se em seus discípulos. Pilatos ordenou que fosse crucificado e morto, mas aqueles que foram seus discípulos não voltaram atrás e afirmaram que ele lhes havia aparecido três dias após sua crucificação: estava vivo. Talvez ele fosse o Messias sobre o qual os profetas anunciaram coisas maravilhosas.

    ResponderExcluir