A Caminho da Luz

sábado, 22 de dezembro de 2012

CAPÍTULO 4,,TEORIA DAS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS


CAPÍTULO
4
TEORIA DAS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS
Movimentos e suspensões – Ruídos –
Aumento e diminuição do peso do corpo
72 Demonstrada a existência dos Espíritos pelo raciocínio e pelos
fatos, assim como a possibilidade que têm de agir sobre a matéria, trata-se
de saber agora como se dá essa ação e como fazem para mover as mesas
e os outros corpos inertes.
Um pensamento nos ocorreu naturalmente e nos parecia lógico. Foi,
porém, contestado pelos Espíritos, que nos deram uma outra explicação,
muito diferente do que esperávamos, o que é uma prova evidente de que
sua teoria não é influenciada nem é um efeito da nossa opinião. Acontece
que esse primeiro pensamento poderia ocorrer a qualquer um. Mas, quanto
à teoria dos Espíritos, acreditamos que jamais tenha vindo à idéia de
alguém. Reconhece-se, sem esforço, que é superior à nossa, embora
menos simples, porque dá solução a uma multidão de outros fatos que
não encontravam explicação satisfatória.
73 A partir do momento em que se conheceu a natureza dos Espíritos,
sua forma humana, as propriedades semimateriais do perispírito, a ação
mecânica que podem exercer sobre a matéria e por que nos fatos da
aparição viram-se mãos fluídicas e até mesmo tangíveis agarrar objetos e
transportá-los, era natural acreditar que o Espírito se servia simplesmente
de suas mãos para fazer girar a mesa e que a levantava no espaço com
a força dos braços. Mas então, nesse caso, qual a necessidade de haver
um médium? Visto que o médium muitas vezes coloca suas mãos no
sentido contrário do movimento, ou mesmo não as coloca completamente,
não pode evidentemente auxiliar o Espírito com uma ação muscular
qualquer. Primeiramente, deixemos falar os Espíritos, que interrogamos
sobre essa questão.
74 As respostas a seguir nos foram dadas pelo Espírito de São Luís
e depois confirmada por muitos outros.
1. O fluido universal é uma emanação da divindade?
“Não”.
2. É uma criação da divindade?
“Tudo é criado, a não ser Deus.”

3. O fluido universal é, ao mesmo tempo, o elemento universal?
“Sim, é o princípio elementar de todas as coisas.”
4. Tem alguma relação com o fluido elétrico do qual conhecemos
os efeitos?
“É seu elemento.”
5. Qual é o estado em que o fluido universal se apresenta para nós
em sua maior simplicidade?
“Para encontrá-lo em sua simplicidade absoluta seria preciso remontar
até os Espíritos puros. No vosso mundo, é sempre mais ou menos modificado
para formar a matéria compacta que vos rodeia; entretanto, podeis
dizer que o estado que se aproxima mais dessa simplicidade é o do fluido
que chamais de fluido magnético animal.”
6. Foi dito que o fluido universal é a fonte da vida; é, ao mesmo
tempo, a fonte da inteligência?
“Não, o fluido universal apenas anima a matéria.”
7. Uma vez que é esse fluido que compõe o perispírito, parece se
achar ele numa espécie de estado de condensação; ele se aproxima,
até certo ponto, da matéria propriamente dita?
“Até certo ponto, como dizeis, porque não tem todas as propriedades;
é mais ou menos condensado, conforme a natureza dos mundos.”
8. Como um Espírito pode operar o movimento de um corpo sólido?
“Ele combina uma parte do fluido universal com o fluido que o médium
libera, próprio para esse efeito.”
9. Os Espíritos levantam a mesa com a ajuda de seus braços de
algum modo solidificados?
“Esta resposta não levará ainda ao que desejais. Quando uma mesa
se move sob vossas mãos, o Espírito vai buscar no fluido universal o que
precisa para dar a essa mesa uma vida artificial, provisória. Com a mesa
assim, impregnada de vida artificial, o Espírito a atrai e a move, sob a
influência de seu próprio fluido, de acordo com a sua vontade. Quando
a massa que quer pôr em movimento é muito pesada para ele, é ajudado
por Espíritos do seu padrão. Em razão de sua natureza etérea, o Espírito
propriamente dito não pode agir sobre a matéria grosseira sem intermediário,
ou seja, sem o laço que o une à matéria; esse laço, que constitui
o que chamais perispírito, vos dá a chave para todos os fenômenos
espíritas materiais. Acredito ter-me explicado muito claramente para me
fazer compreender.”

F Chamamos a atenção para a primeira frase: “Esta resposta não
levará ainda ao que desejais”. O Espírito compreendeu perfeitamente que
todas as perguntas precedentes foram feitas apenas para chegar a essa
explicação e fez alusão ao nosso pensamento, que esperava, de fato, uma
outra resposta, ou seja, a confirmação da idéia que tínhamos sobre a
maneira como o Espírito faz mover as mesas.
10. Os Espíritos que ele chama para o ajudar são inferiores? Estão
sob suas ordens?
“Quase sempre são iguais e, muitas vezes, vêm por si mesmos.”
11. Todos os Espíritos podem produzir fenômenos desse gênero?
“Os Espíritos que produzem efeitos desse gênero são sempre inferiores;
ainda não estão inteiramente despojados de toda influência material.”
12. Compreendemos que os Espíritos superiores não se ocupam com
coisas que estão abaixo deles; mas nos perguntamos se, por serem mais
desmaterializados, teriam o poder de o fazer, caso quisessem.
“Eles têm a força moral, como os outros têm a força física. Quando
têm necessidade dessa força, servem-se daqueles que a possuem. Não
vos foi dito que eles se servem dos Espíritos inferiores como fazeis com
os carregadores?”
F Foi dito que a densidade do perispírito, se assim se pode dizer,
varia de acordo com o estado dos mundos; parece que também varia no
mesmo mundo de acordo com os indivíduos. Nos Espíritos avançados
moralmente, é mais sutil e se aproxima da dos Espíritos elevados. Nos
Espíritos inferiores, ao contrário, se aproxima da matéria, e é o que faz
com que os Espíritos de condições inferiores conservem por muito tempo
as ilusões da vida terrestre; pensam e agem como se ainda estivessem
vivos; possuem os mesmos desejos e se poderia dizer a mesma sensualidade.
Essa grosseria do perispírito, que estabelece maior afinidade com a
matéria, torna os Espíritos inferiores mais aptos às manifestações físicas.
É pela mesma razão que um homem de educação refinada, habituado aos
trabalhos da inteligência, de corpo frágil e delicado, não tem força para
suportar um fardo pesado como um carregador. A matéria física para ele é
de alguma maneira menos compacta, e os órgãos, menos resistentes;
possui menos fluido nervoso. O perispírito é para o Espírito o que o corpo é
para o homem, e sua densidade está na razão da inferioridade do Espírito.
Tal densidade supre nele a força muscular, ou seja, lhe dá, sobre os fluidos
necessários às manifestações, um poder e uma facilidade de manifestações
maiores do que àqueles cuja natureza é mais etérea. Se um Espírito
elevado precisar ou quiser produzir esses efeitos, fará como fazem, entre

nós, as pessoas delicadas: encarregará um Espírito do ofício, um Espírito
apto para isso.
13. Se compreendemos bem o que dissestes, o princípio vital se
encontra no fluido universal. O Espírito retira desse fluido – o fluido
universal – o corpo semimaterial que constitui seu perispírito, e é por
meio desse fluido que ele age sobre a matéria inerte. É isso realmente?
“Sim, ou seja, ele anima a matéria de uma espécie de vida factícia,
artificial; a matéria se impregna de vida animal. A mesa que se move à
vossa frente está impregnada de energia animalizada, por isso obedece
ao comando inteligente. Não é o Espírito que a ergue como o homem faz
com um fardo; quando a mesa se levanta, não é o Espírito que a levanta
com a força dos braços; a mesa animada obedece a uma vontade, ao
impulso dado pelo Espírito.”
14. Qual é o papel do médium nesse fenômeno?
“Já o disse, o fluido próprio do médium se combina com o fluido
universal manipulado pelo Espírito; é preciso a união desses dois fluidos,
ou seja, do fluido animalizado com o fluido universal, para dar provisoriamente
vida à mesa. Mas lembrai-vos bem de que essa vida é apenas
momentânea, se extingue com a ação e, às vezes, antes do fim da ação,
quando a quantidade de fluido não é mais suficiente para animá-la.”
15. O Espírito pode agir sem o auxílio de um médium?
“Pode agir sem o conhecimento do médium, ou seja, muitas pessoas
servem de auxiliares para alguns fenômenos sem saber disso. O Espírito
absorve delas, como de uma fonte, o fluido animalizado de que necessita; é
assim que a ajuda de um médium, como o entendeis, nem sempre é necessária,
o que acontece, especificamente, nos fenômenos espontâneos.”
16. A mesa animada age com inteligência? Ela pensa?
“Ela não pensa, como não pensa um bastão com o qual fazeis um
sinal inteligente. Mas a vitalidade de que está animada a faz obedecer à
vontade de uma inteligência. Fica claro, portanto, que a mesa que se
move não se torna Espírito e que também não tem por si mesma nem
pensamento nem vontade.”
F Muitas vezes usamos de uma expressão semelhante na linguagem
usual. Ao dizer que uma roda gira com rapidez, dizemos que está animada
de um movimento rápido.
17. Qual é a causa principal para a produção desse fenômeno: o
Espírito ou o fluido?
“O Espírito é a causa, o fluido é o instrumento; as duas coisas são
necessárias.”


18. Que papel exerce a vontade do médium nesse caso?
“Chamar os Espíritos e ajudá-los no impulso dado ao fluido.”
18 a. A ação da vontade é sempre indispensável?
“Ela aumenta a força, mas nem sempre é necessária, uma vez que o
movimento pode acontecer alheio ou em oposição à vontade do médium,
e está aí uma prova de que há uma causa independente do médium.”
F O contato das mãos nem sempre é necessário para fazer mover
um objeto. Às vezes, é só para lhe dar o primeiro impulso, mas, uma vez
animado, pode obedecer à vontade do Espírito sem contato material;
isso depende do poder do médium ou da natureza dos Espíritos. Um
primeiro contato também nem sempre é indispensável; tem-se a prova disso
nos movimentos e deslocamentos espontâneos, que ninguém pensou
em provocar.
19. Por que nem todos podem produzir o mesmo efeito e por que
nem todos os médiuns têm a mesma força?
“Isso depende do organismo e da maior ou menor facilidade com
que a combinação dos fluidos pode se dar; além disso, o Espírito do
médium simpatiza mais ou menos com os Espíritos que encontram nele a
força fluídica necessária. Acontece que essa força pode ser maior ou
menor, como ocorre com os magnetizadores. Nesse aspecto, há pessoas
que são completamente refratárias; outras, em que a combinação se dá
apenas por um pequeno esforço de vontade; outras, enfim, em que
acontece tão naturalmente e tão facilmente que nem se dão conta disso,
servindo de instrumento sem o saber, como já dissemos” (Veja o capítulo
5, “Manifestações físicas espontâneas”).
F O magnetismo é, sem dúvida nenhuma, o princípio desses fenômenos,
mas não como se entende de forma geral. A prova disso é que há
muitos magnetizadores poderosos que não fazem mover uma mesinha e
pessoas que não são magnetizadores, mesmo crianças, a quem basta
pousar os dedos sobre uma mesa pesada para fazê-la se agitar. Logo, se
a força mediúnica não depende da força magnética, há uma outra causa.
20. As pessoas ditas elétricas podem ser consideradas médiuns?
“Essas pessoas tiram de si mesmas o fluido necessário para a produção
do fenômeno e podem agir sem o auxílio dos Espíritos. Portanto,
não são médiuns, no sentido dado a essa palavra; mas é possível que um
Espírito as assista, aproveitando suas disposições naturais.”
F Essas pessoas seriam como os sonâmbulos, que podem agir com
ou sem o auxílio dos Espíritos (Veja o capítulo 14, “Médiuns”, item no 6,
“Médiuns sonambúlicos”).

21. O Espírito que age sobre os corpos sólidos para movê-los
penetra na substância dos corpos ou permanece fora dela?
“Tanto um como outro; dissemos que a matéria não é um obstáculo
para os Espíritos; eles penetram tudo; uma porção do perispírito se
identifica, por assim dizer, com o objeto em que penetra.”
22. Como o Espírito faz para bater? Ele se serve de um objeto
material?
“Não; da mesma forma que não usa os braços para levantar a mesa,
não tem um martelo à sua disposição. Seu martelo é o fluido combinado
colocado em ação por sua vontade para mover ou para bater. Quando ele
move um objeto, a luz vos traz a visão dos movimentos; quando bate, o
ar vos traz o som.”
23. Compreendemos isso quando bate num corpo duro; mas como
pode fazer ouvir ruídos ou sons articulados no vago do ar, no vazio?
“Uma vez que age sobre a matéria, pode agir sobre o ar, assim como
sobre a mesa. Quanto aos sons articulados, pode imitá-los, como a todos
os outros ruídos.”
24. Dizeis que o Espírito não se serve de suas mãos para mover a
mesa; entretanto, viu-se, em algumas manifestações visuais, mãos cujos
dedos passeavam sobre um teclado, batiam suas teclas e faziam ouvir
sons. Nesses casos, o movimento das teclas não era produzido pela
pressão dos dedos? Essa pressão não é tão direta e real como quando
se faz sentir sobre nós e deixa marcas na pele?
“Não podeis compreender a natureza dos Espíritos e seu modo de
agir somente por comparações, que vos dão uma idéia apenas incompleta,
e é um erro sempre querer fazer um paralelo dos métodos deles
com os vossos. Seus procedimentos ou métodos devem estar em relação
com seu organismo. Não vos foi dito que o fluido do perispírito penetra a
matéria e se identifica com ela, que a anima com uma vida artificial,
factícia? Pois bem! Quando o Espírito coloca os dedos sobre as teclas,
ele os coloca realmente e as movimenta; mas não é pela força muscular
que pressiona a tecla; ele anima a tecla, como anima a mesa, e a tecla
obedece à sua vontade, movimenta-se e faz vibrar a corda. Aqui acontece
uma coisa que tereis dificuldade de compreender; é que alguns Espíritos
são pouco avançados e ainda materializados em comparação aos Espíritos
elevados, conservando as ilusões da vida terrestre; eles pensam
que devem agir como quando estavam no corpo; eles não se dão conta
da verdadeira causa dos efeitos que produzem, como um camponês não
se dá conta da teoria dos sons que articula; se lhes perguntardes como

tocam o piano, eles vos dirão que batem com os dedos nas teclas, pois
acreditam que é assim. O efeito se produz instintivamente sem que saibam
como é, apesar de o fazerem por sua vontade. Quando se fazem ouvir
por palavras, é a mesma coisa.”
F Compreende-se dessas explicações que os Espíritos podem produzir
todos os efeitos que nós produzimos, mas por meios apropriados
ao seu estado; algumas forças que lhes são próprias substituem os músculos
que nos são necessários para agir, do mesmo modo que para o
mudo, o gesto substitui a palavra que lhe falta.
25. Entre os fenômenos citados como prova da ação de um poder
oculto, dos Espíritos, há os que são evidentemente contrários a todas
as leis conhecidas da natureza; nesses casos, a dúvida não parece
ser razoável?
“É que o homem está longe de conhecer todas as leis da natureza; se
conhecesse todas, seria um Espírito superior. Entretanto, cada dia registra
um desmentido àqueles que, acreditando saber tudo, pretendem impor
limites à natureza, e nem assim ficam menos orgulhosos. Revelando, sem
parar, novos mistérios, Deus adverte o homem para desconfiar de suas
próprias luzes, pois chegará o dia em que a ciência do mais sábio será
confundida. Não tendes todos os dias exemplos de corpos animados de
um movimento capaz de vencer a força da gravitação? A bala de canhão,
lançada ao ar, não supera momentaneamente essa força? Pobres homens
que acreditais ser muito sábios e cuja tola vaidade é a cada instante
contestada. Convencei-vos de que ainda sois pequenos.”
75 Essas explicações são claras, categóricas e sem equívocos. Ressalta
delas esse ponto importante, fundamental, que o fluido universal, no
qual reside o princípio da vida, é o agente principal das manifestações
e que esse agente recebe seu impulso do Espírito, seja encarnado ou
desencarnado. Esse fluido condensado constitui o perispírito ou o envoltório
semimaterial do Espírito. No estado de encarnação, o perispírito está
unido à matéria do corpo; no estado de erraticidade*, é livre. Quando o
Espírito está encarnado, a substância do perispírito é mais ou menos
ligada, mais ou menos aderente, ao corpo físico, se assim podemos dizer.
Em algumas pessoas, há uma espécie de emanação desse fluido por
conseqüência de sua organização, e isso constitui, propriamente falando,
o que conhecemos por médiuns de efeitos físicos. A emissão do fluido
* Erraticidade: estado dos Espíritos errantes, ou seja, não encarnados, durante os intervalos de
suas existências corporais (N.E.).

animalizado pode ser mais ou menos abundante, e sua combinação,
mais ou menos fácil, o que resulta em médiuns mais ou menos poderosos;
mas ela não é permanente, o que explica a intermitência do
poder mediúnico.
76 Citemos uma comparação. Quando se tem vontade de agir materialmente
sobre um ponto qualquer colocado a distância, é o pensamento
que quer, mas somente o pensamento não pode realizar a tarefa; é preciso
um intermediário que vai ser dirigido: um bastão, um projétil, uma corrente
de ar etc. Observemos também que o pensamento não age diretamente
sobre o bastão, pois, se não o direcionarem, não agirá sozinho. O pensamento,
expressando-se em inteligência, não é outro senão o Espírito
encarnado em nós, que é unido ao corpo pelo perispírito; acontece que
ele não pode agir sobre o corpo; assim, age sobre o perispírito, por ser a
substância com a qual tem mais afinidade; o perispírito age sobre os
músculos, os músculos agarram o bastão e o bastão alcança o objetivo.
Quando o Espírito não está encarnado, lhe é necessário um auxiliar estranho;
esse auxiliar é o fluido, com a ajuda do qual faz o objeto obedecer
e seguir o impulso de sua vontade.
77 Assim, quando um objeto é colocado em movimento, elevado ou
lançado ao ar, não é o Espírito quem o agarra, empurra ou ergue, como o
faríamos com a mão; ele o satura, impregna, por assim dizer, de seu
fluido, combinado com o do médium, e o objeto, assim, momentaneamente
vivificado, age como se fosse um ser vivo, com a diferença que,
não tendo vontade própria, obedece à força da vontade do Espírito.
Uma vez que o fluido vital, incitado de algum modo pelo Espírito, dá
vida artificial e momentânea aos corpos inertes e que o perispírito não é
outra coisa senão esse fluido vital, segue-se que, quando o Espírito está
encarnado, é ele que dá vida ao corpo por meio do seu perispírito;
permanece unido a ele enquanto o organismo o permite; quando se
retira, o corpo morre. Porém, se, em vez de uma mesa, temos uma estátua
de madeira e se ele age sobre essa estátua como sobre a mesa, teremos
uma estátua que se deslocará, que baterá, que responderá por meio de
movimentos e batidas; teremos, numa palavra, uma estátua momentaneamente
animada de uma vida artificial. Em vez das mesas falantes,
teríamos as estátuas falantes. Que luz essa teoria lança sobre uma multidão
de fenômenos até agora sem solução! Que alegorias e efeitos misteriosos
não explica!
78 Os incrédulos também apresentam como objeção o fato de ser
impossível a suspensão das mesas sem um ponto de apoio, por ser contrário
à lei da gravidade. Em primeiro lugar, dizemos a eles que sua negação




não é uma prova; em segundo, que, se o fato existe, por mais contrário a
todas as leis conhecidas, prova uma coisa: que ele repousa sobre uma lei
desconhecida e que os negadores não podem ter a pretensão de conhecer
todas as leis da natureza. Acabamos de explicar essa lei, mas isso não
é razão suficiente para que seja aceita por eles, precisamente porque foi
revelada pelos Espíritos que deixaram sua vestimenta terrestre, em vez de
por aqueles Espíritos que ainda a têm e que se sentam na Academia. De tal
modo que, se o Espírito de Arago1, em vida, tivesse apresentado essa lei,
eles a teriam aceitado de olhos fechados; mas, apresentada pelo Espírito
de Arago morto, é uma utopia, uma fantasia. E por que isso? Porque
acreditam que, estando Arago morto, tudo está morto com ele. Não temos
a pretensão de dissuadi-los disso; entretanto, como essa objeção poderia
confundir algumas pessoas, vamos tentar respondê-la nos colocando
do lado do ponto de vista deles, ou seja, sem considerar por um
instante a teoria da animação artificial.
79 Quando se produz vácuo na campânula da máquina pneumática,
essa campânula adere com tal força que é impossível separá-la, por causa
da pressão do ar que se exerce sobre ela. Que se deixe entrar o ar e a
redoma se soltará com a maior facilidade, porque o ar de dentro faz
contrapeso com o ar de fora; entretanto, se a deixarmos sob pressão
como estava, permanecerá fechada, em virtude da lei da gravidade. Agora,
se o ar de dentro, comprimido, tiver uma densidade maior que o de fora,
a campânula, estando hermeticamente fechada, se levantará, apesar
da gravidade; se a corrente de ar for rápida e violenta, ela poderá ser
sustentada no espaço sem nenhum apoio visível, do mesmo modo que
esses bonecos que se fazem rodopiar em cima de um jato de água. Por
que, então, o fluido universal, que é o elemento de toda matéria, estando
acumulado ao redor da mesa, não teria a propriedade de diminuir ou
aumentar o peso específico relativo, como o ar faz com a campânula da
máquina pneumática ou o gás hidrogênio faz com os balões, sem que por
isso seja anulada a lei da gravidade? Conheceis todas as propriedades
e todo o poder desse fluido? Não. Pois bem! Não negueis, então, um fato
porque não podeis explicá-lo.
80 Voltemos à teoria do movimento da mesa. Se, pelo modo indicado,
o Espírito pode levantar uma mesa, pode por conseguinte levantar qualquer
outra coisa; uma poltrona, por exemplo. Se pode levantar uma poltrona,
pode também, tendo força suficiente, levantar ao mesmo tempo uma
1 - François D. Arago (1786-1863): astrônomo, químico e físico, além de político francês de
grande projeção pela sua brilhante cultura e refinada inteligência (N.E.).

pessoa sentada nela. Eis a explicação do fenômeno que o senhor Home2
produziu centenas de vezes com ele e com outras pessoas. Repetindo-o
durante uma apresentação em Londres, e a fim de provar que os espectadores
não eram joguetes de ilusão de ótica, fez no teto uma marca
com um lápis e, enquanto estava suspenso, as pessoas puderam passar
por baixo dele. Sabe-se que o senhor Home é um poderoso médium de
efeitos físicos: ele era, nesse caso, a causa eficiente e o objeto, isto é,
a ação e o objeto.
81 Anteriormente falamos do possível aumento de peso. É, de fato,
um fenômeno que se produz algumas vezes e que não tem nada de mais
anormal do que a prodigiosa resistência da campânula sob a pressão
atmosférica. Viu-se, sob a influência de alguns médiuns, objetos muito
leves oferecerem resistência semelhante à da campânula e, de repente,
cederem ao menor esforço. Na experiência citada, a campânula não pesa,
na realidade, nem mais nem menos do que o seu normal, mas parece
mais pesada pelo efeito da causa exterior que age sobre ela; é provavelmente
o que acontece com a mesa, que tem o seu próprio peso, pois sua
massa não foi aumentada, mas uma força estranha se opõe ao seu movimento,
e essa causa pode estar nos fluidos ambientes que a penetram,
como no ar que aumenta ou diminui o peso aparente da campânula. Fazei
a experiência da campânula pneumática diante de um camponês simples
e, não compreendendo que o agente é o ar, que não vê, não será difícil de
persuadi-lo que é obra do diabo.
Poderão argumentar, talvez, que, sendo esse fluido imponderável,
indefinível, seu acúmulo não pode aumentar o peso de um objeto. De
acordo; mas é preciso lembrar de que, se nos servimos da palavra
acúmulo, é por comparação, e não por identificação do fluido com o ar;
ele é imponderável, entretanto nada o prova; sua natureza íntima nos é
desconhecida, e estamos longe de conhecer todas as suas propriedades.
Antes que se tivesse conhecimento do peso do ar, não se suspeitava dos
efeitos desse peso. A eletricidade é também um fluido imponderável;
entretanto, um corpo pode ser fixado por uma corrente elétrica3 e oferecer
uma grande resistência àquele que o quer levantar; aparentemente, portanto,
tornou-se mais pesado. Embora não se saiba o porquê dessa
fixação, seria ilógico concluir que ela não existe. O Espírito pode, então,
2 - Daniel D. Home: já anteriormente citado à página 27 (N.E.).
3 - Corrente elétrica: refere-se à propriedade da imanização ou imantação dos imãs eletromagnéticos
em que se formam dois campos de força (N.E.).

ter forças que nos são desconhecidas; a natureza nos prova todos os
dias que seu poder não se limita aos testemunhos dos sentidos.
Pode-se explicar isso comparativamente pelo fenômeno singular, do
qual se viram muitos exemplos, de uma pessoa jovem, fraca e delicada
levantar com dois dedos, sem esforço e como se fosse uma pluma, um
homem forte e robusto, juntamente com a cadeira em que estava sentado.
A prova de que há uma causa estranha à pessoa são as intermitências da
faculdade que produz o fenômeno











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