EGO = Experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade; *
ISMO - sufixo de origem grega, > origem, crença, escola, sistema, conformação. " **
EGOÍSMO - Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.***
Levando em conta as observações de estudiosos do comportamento humano, todo egoísmo se torna prejudicial. O egoísta quer tudo para si e não pensa nos outros. Quando faz as suas exigências, não quer saber se o outro estará disponível, ou se concorda com os seus interesses. Ele exige que seja feita a sua vontade e quando contrariado se arma de vários argumentos para convencer de que está certo e de que suas necessidades devem ser atendidas.
O egoísta gira em torno do seu próprio umbigo. Não gosta de repartir nada do que é seu e nem compartilhar com os que estão ao seu redor, já que não enxerga a necessidade ou a fase que o outro está passando, sequer oferecendo ajuda ou compreensão, pelo contrário, tenta manipular novas situações, a fim de enfraquecer a auto-estima do outro e colocar pontos de dúvidas através da pura chantagem emocional.
O egoísmo pode ser consciente, quando a pessoa se sente vítima do mundo e das circunstâncias, achando que a vida deve algo a ela e encontra no próximo, um instrumento capaz de trazer alguma satisfação e assim tenta chamar a sua atenção e contar com o seu afeto, muitas vezes de maneira obsessiva e compulsiva.
Também pode ser inconsciente, quando a pessoa não se dá conta do quanto está sendo egoísta ao cobrar do outro, a todo momento, algo que entende ser do seu merecimento e o outro não está correspondendo como deveria ser.
Há várias formas de egoísmos, nos entremeios do cotidiano de cada um de nós. Precisamos estar alertas e perceber em nós mesmos e nos que nos circundam, qual o nível de solicitações e se estas não teriam em seu contexto, nuances egoísticas, quando o objeto de desejo irá satisfazer apenas uma das partes
Nenhum comentário:
Postar um comentário